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Nossa mobilização começou. 23 países estão mobilizados

Escrito por Portal ONSV

02 MAI 2016 - 14H27

Toda a sociedade é convidada a participar

Neste mês de maio, o Brasil e o mundo estarão mobilizados para mais uma edição do Maio Amarelo – um movimento internacional em prol da segurança viária, que atua para salvar vidas nas vias e rodovias de todo o planeta.

No seu terceiro ano de existência, o Maio Amarelo já está presente em 23 países de cinco continentes (veja lista dos países abaixo). A mobilização dá sua largada neste domingo, dia 1º de Maio, com números que empolgam, o total de instituições/entidades apoiadoras já chega a mais de 800, quase o dobro do ano do ano passado; e, neste ano, visualizando os calendários propostos pelas mais diversas cidades, surge uma certeza: o Movimento vai superar todas as expectativas e promete ser histórico.

O Maio Amarelo surgiu em Indaiatuba, sendo lançado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – que tem a sua coordenação, mas trata-se de uma ação multissetorial, envolvendo todos os segmentos sociais para conscientizar a sociedade a assumir comportamentos mais seguros no trânsito e mudar o cenário de violência, que mata e sequela milhões em todo o mundo.

A proposta é colocar em pauta, de forma permanente, o tema trânsito para toda a sociedade, destacando que o trânsito deve ser seguro, em todas as situações para todos; incentivando a participação da população, empresas, governos e entidades, no trabalho de conscientização e prevenção de acidentes.

Em 2016, o Movimento elegeu dois temas para o trabalho educativo com os mais diversos setores: o uso do cinto de segurança, sobretudo no banco traseiro, que ainda é muito negligenciado pela população; sobretudo no país berço do movimento, o Brasil; e também o excesso de velocidade que impacta no aumento de mortes e na gravidade das lesões no trânsito serão as questões que terão evidência na mobilização deste ano.

A velocidade como importante fator de risco e agravante dos acidentes é um dos poucos temas que a ONU/OMS, inclusive, cobra que o Brasil não tem trabalhado, de forma mais eficiente.

Os dois vídeos podem e devem ser usados pelos apoiadores da mobilização como peças de conscientização social.

A proposta dessa divulgação, de acordo com a Coordenação do Maio Amarelo  é buscar potencializar a reflexão com toda a sociedade sobre esses dois fatores de riscos e que agravam as lesões no trânsito. Esses dois pontos são cruciais para ampliarmos a segurança e proteger vidas, afirma o coordenador do Maio Amarelo, José Aurelio Ramalho.

Assista aos vídeos nestes link: https://www.onsv.org.br/noticias/maio-amarelo-lanca-videos-para-a-conscientizacao-na-mobilizacao-deste-ano/

Toda a sociedade pode e deve participar!

A partir deste domingo, 1º de Maio, até o último dia do mês, ninguém pode poupar esforços para dar visibilidade a nossa mobilização, seja com atividades, seja coma ações de divulgação, veiculando o laço, conscientizando o seu público.

Para dicas do que fazer, acesse o Manual do Maio Amarelo, neste link:https://www.onsv.org.br/noticias/manual-ajuda-apoiador-a-organizar-o-maio-amarelo-veja-como-e-facil/

Participe também da nossa campanha. Você pode ser mais um a engrossar nossa lista para construir um trânsito mais humano.

https://www.onsv.org.br/noticias/maio-amarelo-lanca-campanha-eusou1-por-um-transito-mais-humano/

Países mobilizados pela segurança no trânsito

Já somos 23 países em todo o mundo apoiando o Maio Amarelo.

  1. Angola
  2. Argentina
  3. Austrália
  4. Áustria
  5. Benin
  6. BRASIL
  7. Camarões
  8. Costa do Marfim
  9. Espanha
  10. EUA
  11. Geórgia
  12. Holanda
  13. Índia
  14. Marrocos
  15. México
  16. Moçambique
  17. Portugal
  18. Quênia
  19. Reino Unido
  20. República Dominicana
  21. Tunísia
  22. Vietnã
  23. Uruguai

Símbolo do Movimento

O laço usado como símbolo do Maio Amarelo já é um velho conhecido. Utilizado também em outros movimentos, como o Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama, e o Novembro Azul, que combate o câncer de próstata, ele estimula atividades voltadas à conscientização e ao debate sobre os assuntos a que se refere. A cor amarela foi escolhida por ser a cor de advertência no trânsito. Mas por que o laço, que, até então, era usado para chamar atenção de doenças, foi escolhido para o trânsito? Porque os acidentes de trânsito são considerados uma epidemia. O trauma é uma doença e, portanto, na maioria dos casos, pode ser evitado. É isso o que o Movimento quer passar.

Por quê Maio?

A escolha do mês de maio para marcar essa mobilização foi motivada pelo fato da ONU(Organização das Nações Unidas) ter instituído a Década de Ação para Segurança no Trânsito, num mês de maio, em 2011. A cor amarela foi escolhida por simbolizar Atenção no trânsito. E o laço remete e à preservação da vida, imagem que também é usada em diversos movimentos, com cores diferenciadas. Basta lembrarmos a conscientização o laço da campanha contra a AIDS, em dezembro; o Outubro Rosa, movimento de conscientização contra o câncer de mama; e assim por diante.

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Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

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Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

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Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

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