Matérias

Obrigatoriedade de 3 novos itens de segurança em automóveis é tema do programa Rádio Livre, da Rádio Bandeirantes, OBSERVATÓRIO comenta

Escrito por Portal ONSV

04 FEV 2020 - 11H57

A partir deste ano, os automóveis deverão sair de fábrica com 3 novos itens de segurança obrigatórios, no Brasil: o cinto de três pontos, o encosto de cabeça para todos os assentos do veículo e oferecer ao menos um ponto de fixação para o Isofix para cadeirinhas infantis. José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária comentou sobre essa obrigatoriedade durante o programa Rádio Livre, da Rádio Bandeirantes.

Segundo Ramalho, esses novos itens de fábrica melhoram a segurança automotiva, principalmente para as crianças, além disso, comenta: “O OBSERVATÓRIO trabalhou muito na questão do ABS e do Airbag. A hora que você unifica esses modelos, você reduz o custo de produção desse equipamento e por isso, hoje é uma coisa absorvida, inclusive, isso não faz com que o veículo sofra aumentos de valores e de custos elevados”, diz.

O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO fala que essa obrigatoriedade permite o debate que leva o consumidor a buscar e exigir cada vez mais por modelos e itens que prezem pela segurança de seus usuários. Como ele cita: “Essa exigência vem pela busca do produto, hoje por exemplo, é quase impossível você vender um veículo sem ar condicionado”, avalia.

Ramalho encerra alertando sobre a necessidade de alertar a sociedade para a percepção de risco e que só assim, ela mudará o comportamento: “Se uma mãe soubesse que a 30 km/h., o filho dela pode vir a óbito, se você falar isso na porta de uma maternidade para uma mãe, orientar a sociedade, eu tenho certeza que ela não vai deixar o filho dela sem o cinto, sem a cadeirinha”, conclui.

Ouça o programa completo:

[audio mp3="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2020/02/16752284.mp3"][/audio]

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.