Matérias

Observador Certificado da dicas para embarque e desembarque seguro dos estudantes em Podcast da CBN Ribeirão

Escrito por Portal ONSV

18 AGO 2021 - 08H30

Trânsito e congestionamento próximo às escolas gera preocupação sobre segurança dos alunos no retorno às aulas

Com o retorno das aulas programado para este mês, a preocupação com o transitar e o transporte de crianças e jovens para a escola, o podcast Direção Preventiva, da Rádio CBN de Ribeirão Preto, conversou com o Observador Certificado do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Delcides Araújo, na segunda-feira (09). O programa alerta para os cuidados que devem ser tomados durante o embarque e desembarque dos estudantes nas imediações das escolas.

O Observador Certificado orientou para que os pais ou responsáveis sigam as normas de segurança para efetuar a parada segura e não interrompam o fluxo de trânsito nos portões das escolas ao efetuarem o embarque e desembarque inadequado dos estudantes, interrompendo assim, o fluxo de trânsito e colocando a segurança deles em perigo.

Segundo Delcides, “é muito perigosa essa operação porque está tratando de crianças que estão vindo aí, há muito tempo sem ver os colegas e ficam naquela ansiedade”, ele também ressalta a importância da percepção de risco e a maneira adequada para evitar sinistros no trânsito nesse momento, “para os pais realmente terem essa atenção de que se não tem vaga, parar realmente em local mais próximo e se tiver a vaga, fazer corretamente a parada do veículo junto ao bordo da pista, sempre desembarcando a criança do lado da calçada”, alertou.

Sobre algumas escolas interditarem parte das ruas e vias para facilitar o desembarque, Delcides frisou: “isso é uma infração de trânsito para pessoa jurídica. Então o que tem que fazer, as escolas se organizarem e os pais e quem transporta as crianças, colaborarem, porque querer que a criança tome medidas seguras não é adequado. Os pais e quem transporta tem que dar o exemplo para que a criança absorva aquela conduta segura e depois com o tempo, ela também comece a adotá-las”, avaliou.

Ouça o podcast completo: https://www.cbnribeirao.com.br/podcasts/colunistas/direcao-preventiva/som,0,0,85620,especialista-da-dicas-de-embarque-e-desembarque-seguro-dos-estudantes-nas-escolas.aspx

Foto: Divulgação

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.