Matérias

OBSERVADORA CERTIFICADA COMBATE FAKE NEWS RELACIONADAS AO TRÂNSITO NA TV JUSTIÇA

Escrito por Portal ONSV

27 JUN 2022 - 14H20

TV Justiça recebe a Observadora Certificada pelo OBSERVATÓRIO, Rochane Ponzi, para desmentir desinformações que circulam nas redes sociais

O programa Tá na Web da TV Justiça (coordenado pelo Supremo Tribunal Federal) recebe a vice-presidente da Associação Brasileira de Advogados de Trânsito, coordenadora do grupo de estudos em Direito de Trânsito da OAB seccional do Rio Grande do Sul e coordenadora adjunta do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rochane Ponzi, para desmentir desinformações (as chamadas fake news) relacionadas ao trânsito.

A desinformação que circula em grupos de WhastApp e nas redes sociais, que destaca mudanças nas regras de trânsito e novos valores de multas de trânsito, além de não ser verdadeira, a mensagem fala sobre regras que não existem no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e deve ser questionada por quem receber.

Na ocasião, a advogada especialista em Direito de Trânsito e Observadora Certificada destacou que nesses casos, em que não existe calúnia ou difamação na mensagem, não é possível punir quem produz a desinformação, apenas combater e informar corretamente.

“Em relação à carteira de habilitação, a gente precisa entender que sim, ela teve algumas modificações, e são modificações temporárias em 2020 e 2021, por conta da pandemia, aquele prazo de 30 dias para se renovar foi aumentado em 12 meses, ou seja, as carteiras de habilitação que venceram em 2020, tiveram até 2021 para serem renovadas, e as que venceram em 2021, vão ter até o final de 2022, para serem renovadas. Isso sempre valendo a data do vencimento, mas fora isso, não há nenhuma modificação”, informou Rochane Ponzi.

A Observadora Certificada e advogada especialista em Direito de Trânsito também desmentiu outros boatos que circulam nas redes, como o, de que pessoas que não fizerem o exame médico em até 30 dias, terão a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) cancelada, explicando as principais questões que levaram a esse engano. Assim como, a criação de novas infrações de trânsito.

Assista agora:

[vc_video link="https://youtu.be/ioCRVRNqNrQ" align="center"]

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.