No último dia 3 de junho, a responsável pelo setor de Pesquisa e Desenvolvimento do Observatório Nacional de Segurança Viária Daniela Gurgel, apresentou para um público seleto e diretamente envolvido com as questões de segurança viária uma estratégia de trabalho para dar início ao processo de redução de mortes e feridos graves no trânsito da cidade de Nova Friburgo, região serrana do Estado do Rio de Janeiro.
Durante cerca de duas horas, a representante do Observatório mostrou exemplos de como a cidade pode mobilizar a sociedade em torno do tema que preocupa as autoridades locais. Atualmente, Nova Friburgo tem um número de mortos e feridos graves decorrentes de acidentes de trânsito maior do que registrado por violência devido à criminalidade. Com uma frota de aproximadamente 100 mil veículos, o número de mortes no trânsito chegou a 23 no 1º semestre de 2012, enquanto durante todo o ano de 2011 esse número foi de 24.
Diante desse quadro alarmante, o Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) por intermédio do atual presidente da entidade Zury Mauer, solicitou uma consultoria do Observatório para nortear as ações da entidade junto as autoridades municipais.
O encontro foi realizado na sede do 11º Batalhão da Polícia Militar, e contou com a presença de integrantes do Conseg, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, da Autran (Autarquia Municipal de Trânsito), da Faol (empresa concessionária de ônibus urbano da cidade), da empresa Águas de Nova Friburgo, entre outros.
O Observatório Nacional de Segurança Viária irá continuar prestando assessoria ao município fluminense para ajuda-lo nessa busca a médio e longo prazo para reduzir o número de mortes e feridos graves no trânsito da cidade.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.