Matéria do jornal da EPTV 2ª edição, da rede Globo, no Sul de Minas Gerais, abordou o trecho da BR-290, entre Pouso Alegre e Jacutinga, em que três novos radares começaram a multar, somando-se aos outros 14 aparelhos já existentes no trecho. Para comentar sobre a matéria, o observador certificado do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Sérgio Carvalho, foi ouvido pela reportagem.
Como constatado pela reportagem os aparelhos que funcionavam em caráter educativo, passaram a emitir multas aos motoristas infratores, no trecho de 96 km entre as cidades do Sul de Minas Gerais. Com os 17 radares operando, soma-se uma média de 5.650 metros para cada radar. Ainda assim, o número de acidentes na via não registrou queda. A média deste ano é a mesma de 2018, 12 ocorrências por mês, mas o número de óbitos subiu de dois para três.
Para o observador certificado Sérgio Carvalho, o principal problema dos acidentes é a engenharia da via, que está ultrapassada.
“Tem que modernizar a via, tem que tirar os riscos. A via, por exemplo, em Inconfidentes, tem um trevo há anos em uma curva. E a engenharia proíbe isso, fazer um trevo em uma curva. Então existe os erros de engenharia, erro de planejamento, erro de tudo. E aí, quando não se corrige os erros primários, que nós chamamos na via, o único recurso que cabe é colocar radar para tentar suprir toda essa questão de defeito”, diz.
Leia a matéria e assista a reportagem: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2019/12/02/tres-novos-radares-passam-a-multar-na-br-290-entre-pouso-alegre-e-jacutinga.ghtml
Imagem: G1/EPTV Sul de Minas
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.