Matérias

OBSERVATÓRIO discute com especialistas próximos passos do Urbanidade

Escrito por Portal ONSV

19 ABR 2016 - 11H51

Encontro em Campinas com médicos definiu encaminhamentos para a reunião do Urbanidade em Brasília, em maio, além de outros projetos

"b1eb80a4-eb33-4a3e-bb69-e5f3aa8a9261"

O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho, se reuniu com os médicos Gustavo Fraga, especialista em trauma da Unicamp e também membro da SBAIT – Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado;  e Edilson Zancanella,  otorrinolaringologista e especialista em Medicina do Sono, em Campinas, nesta segunda, dia 18 de abril.

Um dos pontos centrais do diálogo foi a reunião para a formação dos GTs - grupos de trabalho - para dar encaminhamento na lista de compromissos que foi construída a partir do Seminário Urbanidade – por uma mobilidade segura, em Brasília; e do Fórum das ONGs de Trânsito, que apontou as contribuições da sociedade civil por um trânsito mais seguro, em dezembro do ano passado, também na cidade de Brasília.

O médico Gustavo Fraga que foi o coordenador do eixo Saúde, no seminário, foi convidado a coordenar o GT, sobre o tema, e já confirmou presença na reunião do dia 12, em Brasília, para a organização dos grupos e início dos trabalhos.

Pesquisa sobre sonolência - Ainda na pauta, Ramalho definiu com os médicos os próximos passos para o esboço de um projeto sobre sonolência que envolve o OBSERVATÓRIO, a SBAIT – Sociedade Brasileira de Atendimento Integral ao Traumatizado - e terá a coordenação do especialista Edilson Zancanella, que será voltado para o público caminhoneiro na região de Campinas.

Além deste projeto, Ramalho e os médicos ainda alinhavaram ações para a implantação do Projeto Recomeço, que terá como público pessoas sequeladas em acidentes de trânsito e tem como proposta a reinserção dessas pessoas profissionalmente ou no mundo do esporte. Entre as proposta, eles definiram a construção de uma agenda de visitas às entidades como a Rede Sarah, em Brasília; e Lucy Montoro, em Campinas; referências nesta área.

Palestras na Unicamp vai abordar Maio Amarelo

No encontro também foram agendadas duas palestras que serão ministradas tanto na Faculdade de Ciências Médicas - FCM-Unicamp, voltada para o público da Liga do Trauma e outros convidados; quanto uma aula voltada para os alunos de Otorrinolaringologia também dessa Universidade. As duas palestras terão como foco o Maio Amarelo e estão previstas para o dia 27/04 e 06/05, respectivamente,  Em breve, mais informações serão detalhadas no site do OBSERVATÓRIO.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.