A fundamentação teórica e a nova proposta curricular para a formação de condutores de veículos, desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV, foram discutidas nesta terça-feira, 4 de outubro, em reunião com representantes da AND (Associação Nacional dos Detrans), na sede do ONSV, em Indaituba. Estiveram presentes representantes do Detrans de Pernambuco, do Paraná, do Espírito Santo e do Pará.
No encontro, segundo Roberta Mantovani, especialista do ONSV em Educação no Trânsito, foram estabelecidas novas etapas para o avanço das propostas e análises voltadas ao novo currículo, à formação dos instrutores e à avaliação dos centros de formação de condutores.
A discussão, destaca Roberta, envolveu também o estudo feito a partir de 2013 relativo à atual formação dos condutores de veículos e definiu como será a atuação em relação a este assunto. A primeira delas será a apresentação do novo currículo para a formação de condutores, considerando a revisão, a adequação para as etapas da formação (teórica, prática e pré-prática).
Um novo encontro, em data ainda a ser definida, segundo Roberta, ficou acertado para tratar das questões decorrentes da revisão, como o exame prático, a formação dos instrutores e a avaliação dos centros de formação de condutores organizados como instituições de ensino.
A reunião, segundo avaliou Charles Ribeiro, diretor-presidente do Detran de Pernambuco, foi extremamente produtiva pois reuniu diversos estados. Em sua opinião, a discussão é relevante, já que trata da formação dos condutores de amanhã a partir de um alicerçamento que pode mudar o pensamento em relação às responsabilidades ao dirigir.
Como ele, Romeu Scheibe, diretor-geral do Detran do Espírito Santo, avalia que a discussão do tema é de elevada relevância por expor problemas e dificuldades. A interação entre os diversos estados proporcionada na reunião também foi destacada pelos representantes dos Detrans. Participaram também do encontro no ONSV, José Eduardo Souza, Coordenador de Habilitação do Detran do Espírito Santo, Luís Otávio Miranda, assessor de Diretoria do Detran do Pará e Juçara Kuster Ribeiro, coordenadora de Educação para o Trânsito, do Detran do Paraná.
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.