Matérias

OBSERVATÓRIO discute nova formação de condutores com Detrans

Escrito por Portal ONSV

05 OUT 2016 - 15H01

Reunião estabeleceu novas etapas para avanço de propostas e análises de novo currículo, formação de instrutores e avaliação dos centros de formação como instituições de ensino

A fundamentação teórica e a nova proposta curricular para a formação de condutores de veículos, desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV, foram discutidas nesta terça-feira, 4 de outubro, em reunião com  representantes da AND (Associação Nacional dos Detrans), na sede do ONSV, em Indaituba. Estiveram presentes representantes do Detrans de Pernambuco, do Paraná, do Espírito Santo e do Pará.

No encontro, segundo Roberta Mantovani, especialista do ONSV em Educação no Trânsito, foram estabelecidas novas etapas para o avanço das propostas e análises voltadas ao novo currículo, à formação dos instrutores e à avaliação dos centros de formação de condutores.

A discussão, destaca Roberta, envolveu também o estudo feito a partir de 2013  relativo à atual formação dos condutores de veículos e definiu como será a atuação em relação a este assunto. A primeira delas será a apresentação do novo currículo para a formação de condutores, considerando a revisão, a adequação para as etapas da formação (teórica, prática e pré-prática).

Um novo encontro, em data ainda a ser definida, segundo Roberta, ficou acertado para  tratar das questões decorrentes da revisão, como o exame prático, a formação dos instrutores e a avaliação dos centros de formação de condutores organizados como instituições de ensino.

A reunião, segundo avaliou Charles Ribeiro, diretor-presidente do Detran de Pernambuco, foi extremamente produtiva pois reuniu diversos estados. Em sua opinião, a discussão é relevante, já que trata da formação dos condutores de amanhã a partir de um alicerçamento que pode mudar o pensamento em relação às responsabilidades ao dirigir.

Como ele, Romeu Scheibe, diretor-geral do Detran do Espírito Santo, avalia que a discussão do tema é de elevada relevância por expor problemas e dificuldades. A interação entre os diversos estados proporcionada na reunião também foi destacada pelos representantes dos Detrans. Participaram também do encontro no ONSV, José Eduardo Souza, Coordenador de Habilitação do Detran do Espírito Santo, Luís Otávio Miranda, assessor de Diretoria do Detran do Pará e Juçara Kuster Ribeiro, coordenadora de Educação para o Trânsito, do Detran do Paraná.

"014" "010" "008" "006" "005" "004" "003" "002"

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.