O Detran-AM (Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas), realizou em setembro, o 1º Fórum de Trânsito do Amazonas em alusão à Semana Nacional de Trânsito 2021, com o tema “Pedestres e Ciclistas: ver e ser visto”. O evento, realizado no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, foi voltado somente para instrutores de trânsito, profissionais da área e convidados. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi representado pela coordenadora do Núcleo de Educação, Roberta Torres.
O Fórum reuniu profissionais ligados ao trânsito e transporte que debateram, em dois dias, assuntos como “Gestão de trânsito: desafios e perspectivas”, “Impactos dos acidentes de trânsito na saúde pública e previdência social”, “Municipalização e gestão do trânsito no interior do Amazonas”, entre outros. Por conta das limitações de público, devido à pandemia de Covid-19, o fórum foi fechado para o público externo.
Na quinta-feira (16), a coordenadora do Núcleo de Educação do OBSERVATÓRIO, Roberta Torres, apresentou a palestra, O aperfeiçoamento da qualidade: o papel dos CFCs na segurança no trânsito. Segundo Roberta, para um trânsito melhor, o caminho é pensar em três linhas básicas. “A via, de fato precisamos de vias seguras, falo de engenharia, pavimentação, iluminação. Humano, da educação da formação de condutores. E fiscalização, não adianta dizer que todas as pessoas vão respeitar as regras porque muitas vezes não vão, aquelas pessoas que furam o sinal vermelho são as vezes aquelas que, muitas vezes, não respeitam a fila no mercado. E não é pensar que vai ser uma ação sozinha que vai melhorar, é uma ação articulada, é uma ação multidisciplinar”, afirmou.
Sobre o evento, Roberta Torres comentou que é importante para a gente refletir nas práticas aplicadas no trânsito. “Seja como condutor, instrutor de autoescola, diretor de ensino ou profissional de trânsito, esse momento é muito importante. Foi abordado na palestra sobre os processos metodológicos a serem aplicados por instrutores teóricos e práticos de CFCs, além de orientá-los para busca de conhecimentos em áreas que facilitem o ensino para novos condutores”, relatou.
Foto destaque: Detran/AM
Leia a matéria completa: https://www.detran.am.gov.br/detran-am-realiza-abertura-do-1o-forum-de-transito-do-amazonas/
Leia a matéria completa: https://www.agenciabrasildenoticias.com.br/noticia/detran-am-realiza-primeiro-forum-de-transito-do-amazonas
[vc_separator type="transparent"][vc_gallery interval="3" images="28297,28298,28299,28301" img_size="full"]
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.