Na manhã da última quinta-feira (17), foi realizada a assinatura do Termo de Compromisso Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito) pelo estado de Minas Gerais, no auditório do Detran-MG (Departamento de Trânsito de Minas Gerais), em Belo Horizonte. O secretário Nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro, foi uma das autoridades presentes na ocasião, e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, que é signatário do Termo, foi representado pelos Observadores Certificados: Ronaro, Alexander, Maurício, Josie e Rosely.
No período da tarde foi realizada a Oficina Técnica: execução da política nacional de trânsito no âmbito dos municípios mineiros; com o objetivo de sanar dúvidas e capacitar entes municipais por Política Nacional de Trânsito, bem como propor iniciativas e diretrizes para padronizar e integrar as ações municipais, além de debater os desafios e benefícios de integração ao Sistema Nacional de Trânsito. O Cetran-MG (Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais) coordenou a oficina e orientou os representantes municipais ali presentes.
A iniciativa é parte da estratégia para reduzir em 50% o total de mortes de trânsito no país nos próximos 10 anos e conta com representantes dos órgãos de trânsito, segurança e mobilidade urbana, nas esferas federais, estaduais e municipais. O plano foi revisado em 2021, quando foram incorporados conceitos de visão zero e sistemas seguros, abordagens que partem do princípio de que a responsabilidade por evitar mortes e feridos no trânsito é compartilhada entre quem utiliza, projeta, constrói e fiscaliza os veículos e as vias públicas.
O secretário Nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro, explicou que o Pnatrans é um grande norte para os órgãos de trânsito de todo o país na implementação de ações que visam a redução do número de sinistros, de mortos e de feridos.
“A Senatran vem promovendo uma rodada de interlocução junto a todas as unidades da federação, no sentido de que cada estado e o distrito federal implementem um grupo de trabalho, envolvendo não só os órgãos componentes do estado, mas, também, da união, que atuam em rodovias federais, e principalmente os municípios, onde, de fato, o trânsito urbano acontece”, destacou o secretário.
O evento foi transmitido pelo canal oficial da Polícia Civil de Minas Gerais no YouTube.
Leia a matéria completa: https://www.detran.mg.gov.br/sobre-o-detran-1/sala-de-imprensa/noticias/minas-gerais-adere-ao-plano-nacional-de-reducao-de-mortes-e-lesoes-no-transito
[vc_separator type="small" position="center" color="#a3a3a3"][vc_gallery interval="3" images="29118,29119,29120,29121" img_size="full"]
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.