fbpx
Loader
OBSERVATÓRIO PARTICIPA DE CERIMÔNIA DE ADESÃO DE MINAS GERAIS AO PNATRANS
29117
post-template-default,single,single-post,postid-29117,single-format-standard,bridge-core-2.3.6,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-22.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.2.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-28047

OBSERVATÓRIO PARTICIPA DE CERIMÔNIA DE ADESÃO DE MINAS GERAIS AO PNATRANS

OBSERVATÓRIO PARTICIPA DE CERIMÔNIA DE ADESÃO DE MINAS GERAIS AO PNATRANS

Na manhã da última quinta-feira (17), foi realizada a assinatura do Termo de Compromisso Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito) pelo estado de Minas Gerais, no auditório do Detran-MG (Departamento de Trânsito de Minas Gerais), em Belo Horizonte. O secretário Nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro, foi uma das autoridades presentes na ocasião, e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, que é signatário do Termo, foi representado pelos Observadores Certificados: Ronaro, Alexander, Maurício, Josie e Rosely.

No período da tarde foi realizada a Oficina Técnica: execução da política nacional de trânsito no âmbito dos municípios mineiros; com o objetivo de sanar dúvidas e capacitar entes municipais por Política Nacional de Trânsito, bem como propor iniciativas e diretrizes para padronizar e integrar as ações municipais, além de debater os desafios e benefícios de integração ao Sistema Nacional de Trânsito. O Cetran-MG (Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais) coordenou a oficina e orientou os representantes municipais ali presentes.

A iniciativa é parte da estratégia para reduzir em 50% o total de mortes de trânsito no país nos próximos 10 anos e conta com representantes dos órgãos de trânsito, segurança e mobilidade urbana, nas esferas federais, estaduais e municipais. O plano foi revisado em 2021, quando foram incorporados conceitos de visão zero e sistemas seguros, abordagens que partem do princípio de que a responsabilidade por evitar mortes e feridos no trânsito é compartilhada entre quem utiliza, projeta, constrói e fiscaliza os veículos e as vias públicas.

O secretário Nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro, explicou que o Pnatrans é um grande norte para os órgãos de trânsito de todo o país na implementação de ações que visam a redução do número de sinistros, de mortos e de feridos.

“A Senatran vem promovendo uma rodada de interlocução junto a todas as unidades da federação, no sentido de que cada estado e o distrito federal implementem um grupo de trabalho, envolvendo não só os órgãos componentes do estado, mas, também, da união, que atuam em rodovias federais, e principalmente os municípios, onde, de fato, o trânsito urbano acontece”, destacou o secretário.

O evento foi transmitido pelo canal oficial da Polícia Civil de Minas Gerais no YouTube.

Leia a matéria completa: https://www.detran.mg.gov.br/sobre-o-detran-1/sala-de-imprensa/noticias/minas-gerais-adere-ao-plano-nacional-de-reducao-de-mortes-e-lesoes-no-transito

No Comments

Post A Comment