Matérias

Paraná tem dificuldade para reduzir mortes no trânsito mesmo durante pandemia

Escrito por Portal ONSV

17 AGO 2021 - 08H30

Ruas vazias aumentaram a letalidade dos sinistros de trânsito

Entre 2019 e 2020, o número de sinistros de trânsito caiu no Paraná, mas o número de mortes se manteve no mesmo nível, de acordo com estatísticas do SUS (Sistema Único de Saúde) e do Renaest (Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito). O professor da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e coordenador da Cooperação Técnica da universidade com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, foi um dos entrevistados pelo portal Rondon para explicar esses dados.

Segundo o levantamento, houve uma queda de 34% no total de sinistros e de 37% no total de feridos, enquanto a diminuição de mortes foi de 2,7%. Assim como no restante do Brasil, a taxa de mortalidade no trânsito paranaense está acima de 10 óbitos a cada 100 mil habitantes, o que é considerado crítico pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

O comportamento dos condutores no país é um dos principais fatores para que, segundo o Datasus, cerca de 30 mil pessoas percam a vida anualmente em sinistros de trânsito no Brasil, mais de 2 mil delas no Paraná.

Segundo Tiago Bastos, “É possível que tenhamos atingido um pico. Nestes outros países, como Estados Unidos e Inglaterra, estes índices começaram a melhorar depois deste pico. Já temos alguns avanços em segurança viária, por exemplo, mas ainda temos um problema com a fiscalização”, afirmou.

Em Curitiba, por exemplo, a mortalidade no trânsito cresceu 7% de 2019 para 2020. Na comparação com 2011, no entanto, a queda é de 41%.

Leia a matéria completa: https://portalrondon.com.br/2021/08/pandemia-reduz-acidentes-mas-nao-freia-letalidade-no-transito-do-parana-sao-mais-de-2-mil-mortes-por-ano/

webinar_modelo_preditivo_de_obitos_no_transito_brasileiro
Live

Webinar: Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro

Foi realizado ontem (25), o webinar “Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro”, promovido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, com o objetivo de apresentar e discutir o relatório técnico desenvolvido e publicado pela instituição. Considerando o atual cenário da mortalidade no país, esse relatório apresenta métodos com a finalidade de elaborar um modelo de aprendizado de máquina para estimar a quantidade de mortes no trânsito em âmbito nacional.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.