Matérias

Pequenas ações no trânsito contribuem para preservar meio ambiente

Escrito por Portal ONSV

06 SET 2016 - 11H31

Manutenção do motor, pressão correta dos pneus, bateria em boas condições de uso, são algumas dicas do OBSERVATÓRIO

Proteção ao meio ambiente, sustentabilidade, camada de ozônio e aquecimento global são temas conhecidos por todos e debatidos frequentemente por líderes mundiais em encontros globais. Afinal, adotar práticas que contribuam para diminuir a poluição, em especial nas grandes cidades, mais que necessárias, são fundamentais. E envolvem a utilização de veículos automotores, que são ligados a dois tipos de poluição: a sonora e a atmosférica.

Atuar para um planeta melhor, do ponto de vista das condições da qualidade do ar, passa também por ações que ajudam a diminuir os prejuízos causados ao meio ambiente pelos veículos motorizados. Afinal, condutores e pedestres que ficam expostos constantemente à emissão de gases poluentes e aos ruídos produzidos pelo trânsito têm maiores probabilidade de problemas à saúde, como os respiratórios, cardiovasculares e o estresse.

Para o enfrentamento deste tipo de problema, algumas ações ajudam a diminuir os danos causados pelos veículos ao meio ambiente, e mais, contribuem para a economia. Veja algumas dicas de como agir em colaboração com a qualidade do ar e da vida:

  • Promova manutenção periódica do motor, que deve estar, sempre, bem regulado. Isso diminui a emissão de gases nocivos, de ruídos e proporciona economia no consumo de combustível.
  • Mantenha a bateria carregada e em condições de uso.
  • Controle a pressão dos pneus por que, se estiver baixa, elava o consumo de combustível.
  • O óleo do motor deve estar sempre no nível determinado.
  • Quando o veículo estiver em movimento, evite reduções constantes de marcha, aceleração brusca e freada em demasia.
  • Nas descidas, nunca deixe o carro desengrenado porque, além de comprometer a segurança, isso amplia o consumo de combustível.
  • Use a buzina somente quando for necessário.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.