Matérias

PREFEITURA DE ARAPIRACA/AL EM PARCERIA COM OBSERVATÓRIO LANÇA PROGRAMA EDUCA PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Escrito por Portal ONSV

25 OUT 2021 - 12H05

A Prefeitura Municipal de Arapiraca, no estado de Alagoas, por meio da SMTT (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito) e a Semed (Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca), em parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, lançou o Projeto Piloto EDUCA que atenderá crianças do Ensino Fundamental do 1°ao 9° ano. O evento aconteceu no espaço da SMTT pra Você, em setembro.

A chefe de Educação para o Trânsito e Observadora Certificada do OBSERVATÓRIO, Edira Soares, coordena a equipe nacional de suporte pedagógico do projeto e em Arapiraca também atua como suporte aos educadores do projeto. Arapiraca é o terceiro município em número de alunos e educadores participantes do programa, seguido dos estados de Minas Gerais e São Paulo. Está prevista a participação de mais de 12 mil alunos no programa.

Emocionado, o superintendente Josenildo Souza, destacou a satisfação em implantar esse projeto inédito para as escolas. “A educação é a base e a transformação para o futuro. Através dela, podemos ter a esperança das nossas crianças se tornarem adultos responsáveis no trânsito. Quando me apresentaram o projeto, eu não medi esforços para que ele iniciasse o mais breve possível. O piloto do programa Educa é a soma da integração e valorização da educação para o trânsito, que nós da SMTT priorizamos”, disse.

Já a secretária de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, Ivana Carla, frisou a importância de discutir educação no trânsito para as séries iniciais. “Hoje é um dia muito especial para a Educação e a SMTT. O lançamento do Educa é um passo que damos a frente, pois Arapiraca é o único município de Alagoas que implantará esse projeto piloto. É uma honra para nós sermos contemplados. Agradecemos ao Observatório, na pessoa da Edira Soares, e a todos que colaboraram”, ressaltou a secretária.

Antes do lançamento, no dia 27 de setembro, a SMTT Arapiraca, SEMED Arapiraca e o OBSERVATÓRIO realizaram um reforço na capacitação dos educadores, por meio de uma oficina ministrada pelos Observadores Certificados, Carlos Alberto Peixoto, também superintendente Adjunto da SMTT Arapiraca, e Edira Soares.

Atualmente, o piloto está sendo implantado em 13 municípios de estados brasileiros, além da Rede de Colégios Tiradentes de Minas Gerais. No estado de Alagoas, Arapiraca foi o município selecionado pelo OBSERVATÓRIO. Farão parte do programa 25 escolas, sendo 20 da rede municipal de ensino e 5 da rede estadual.

A metodologia do programa EDUCA é transversal, englobando três eixos alinhados com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) de Educação, onde foram definidas as competências a serem desenvolvidas em cada ciclo escolar: Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da Natureza; Linguagens e Propostas de atividades.

Assim, não se trata de matéria inserida na grade curricular, mas sim de conteúdos de trânsito que serão inseridos de forma transversal às disciplinas que compõem a grade curricular da educação básica. A metodologia do projeto está alinhada também com o Pilar 04 do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), que trata das iniciativas de Educação para o Trânsito a serem implantadas no país.

A Gestão do EDUCA em Arapiraca será realizada de forma conjunta pela Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca, Superintendência Municipal de Trânsito, 5ª Gerência Regional de Educação, com o apoio do Detran de Alagoas, por meio da chefe de Educação para o Trânsito e também coordenadora nacional de suporte pedagógico do EDUCA, Edira Soares.

Foto: Samuel Alves

Leia a matéria completa: https://diarioarapiraca.com.br/post/janio-barbosa/smtt-lanca-projeto-inedito-que-levara-educacao-no-transito-em-arapiraca/27/78406

[vc_separator type="transparent"][vc_gallery interval="3" images="28449,28450,28451,28452,28453,28454,28455,28456,28457" img_size="full"]

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.