Loader
PROGRAMA EDUCA: AULA INAUGURAL EM ARAPIRACA/AL
29535
post-template-default,single,single-post,postid-29535,single-format-standard,bridge-core-2.3.6,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-22.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-28047

PROGRAMA EDUCA: AULA INAUGURAL EM ARAPIRACA/AL

PROGRAMA EDUCA: AULA INAUGURAL EM ARAPIRACA/AL

Foi realizada em 07 de abril, a aula inaugural do Projeto-piloto Educa nas escolas participantes no município de Arapiraca, no estado de Alagoas. A apresentação inicial contou com a Observadora Certificada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e coordenadora nacional do Projeto Educa, Edira Soares.

Na ocasião, Edira apresentou o OBSERVATÓRIO e como a entidade desenvolveu o programa Educa e a sua implementação junto às escolas participantes. Também foi desenvolvida uma dinâmica em grupo com os participantes, com o propósito de inserir questões de mobilidade viária, sob a ótica particular de cada escola participante. Dessa forma, os educadores puderam apresentar a problemática vivenciada por suas escolas, com relação a essa mobilidade e trocar experiências em relação à educação para o trânsito, bem como o papel de cada um na formação de cidadãos responsáveis no trânsito. Em Arapiraca o Programa Educa envolve 24 escolas na zona rural e urbana do município.

O superintendente da SMTT (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito) de Arapiraca e Observador Certificado, Carlos Alberto Peixoto, comentou sobre as alterações da legislação de trânsito e respondeu inúmeras dúvidas e apontamentos feitos pelos participantes. Além disso, A SMTT destacou a importância das ações do Movimento Maio Amarelo e se dispôs a comparecer nas escolas participantes do programa Educa para realizar ações de conscientização de trânsito tanto para educadores, quanto para pais e alunos, perfazendo o binômio escola-casa, para conscientização geral dos princípios da mobilidade viária segura.

A Observadora Certificada Cynthia Ferreira, líder do suporte remoto do Educa, elucidou dúvidas referentes ao suporte via e-mail dado aos educadores e coordenadores.

Edira destacou como os educadores podem proceder com a metodologia do Programa Educa, dando exemplos concretos para se trabalhar o tema trânsito de forma transversal à grade curricular do ensino fundamental em todas as disciplinas e componentes curriculares.

Na ocasião, foi definida a realização de uma semana de aulas inaugurais do Educa 2022, com a presença da Secretaria Municipal de Educação, Detran de Alagoas e SMTT de Arapiraca nas escolas, além da realização de uma Mostra Cultural de Educação para o Trânsito e uma ação educativa na faixa de pedestres durante o Dia D do Maio Amarelo.

48 Comments

Post A Comment