Matérias

Rádio SulAmérica Trânsito Transmite Boletins do Observatório

Escrito por Portal ONSV

28 JAN 2013 - 15H59

"Rádio

A rádio SulAmérica Trânsito (FM 92,1) inicia esta semana mais um serviço de vital importância para os ouvintes que acompanham a cobertura diária sobre as condições de tráfego em São Paulo, com a estreia de boletins sobre segurança produzidos pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, uma entidade comprometida com pesquisas e projetos que reduzam a quantidade de acidentes e os índices de fatalidade nas vias urbanas e rodovias.

A emissora passa a veicular um boletim semanal sobre o tema, transmitido a partir de entradas de áudio do presidente do Observatório, José Aurélio Ramalho, que a cada edição abordará um tema diferente a respeito de segurança viária e veicular. "O objetivo é aproveitar o momento em que o cidadão está ao volante, na condição de motorista, para falar de situações reais, que ele pode estar vivendo naquele instante, e assim dar eficiência à mensagem sobre segurança", diz o diretor da SulAmérica Trânsito, Felipe Bueno. "Com isso, pretendemos alcançar o comprometimento do ouvinte com atitudes mais gentis e mais seguras na condução dos veículos. Afinal, o trânsito é o resultado coletivo da ação de milhões de indivíduos. Quando um muda seu comportamento, os efeitos positivos podem se espalhar da mesma maneira que acontece com as consequências de atitudes negativas, como parar em fila dupla ou fechar um cruzamento."

Ramalho também dará entrevistas regularmente na programação semanal da emissora, para tratar com mais profundidade temas complexos, como legislação, conservação de vias e pesquisas sobre segurança no trânsito. "O boletim e as entrevistas são uma oportunidade para o Observatório levar diretamente ao ouvinte o resultado do trabalho científico que realizamos", afirma o presidente da entidade. "Um dos nossos compromissos é envolver os agentes que compõem o trânsito -- autoridades, especialistas, pedestres e condutores -- em ações concretas que produzam mudanças positivas."

Que o trânsito piora a cada dia e que os acidentes se multiplicam, todos sabem. A questão é analisar esses fenômenos para tirar daí propostas eficazes para mudar o cenário. Foi com essa orientação que o Observatório obteve do Ministério da Justiça o reconhecimento como entidade de interesse público, uma distinção rara entre as organizações não-governamentais. A veiculação de mensagens numa rádio que presta serviço inestimável para a melhoria do trânsito é mais um passo na direção de uma das principais metas da instituição: demonstrar que cada um pode contribuir para haver condições mais seguras em vias urbanas e rodovias.

O boletim será veiculado pela SulAmérica Trânsito toda segunda-feira a partir de 28 de janeiro, às 15h10, com repetições às 22h10 e na madrugada seguinte, à 00h10, além de sábado às 21h10 e domingos às 9h10. As entrevistas de Ramalho acontecem, no horário conduzido pela jornalista Daniela Florenzano. As gravações poderão ser baixadas também no site do Observatório.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.