Matérias

Remédios/direção pode também ser combinação perigosa

Escrito por Portal ONSV

08 SET 2016 - 09H45

Medicamentos que causam sonolência, por exemplo, podem interferir nos reflexos do motorista

Embora haja quem ainda não respeite a determinação, todos sabem que a combinação álcool/direção é um risco e que não se deve nunca conduzir qualquer veículo após ter ingerido bebida alcoólica. Do mesmo modo, além de proibidas e de causarem danos à saúde, as drogas como cocaína e maconha  igualmente se traduzem em perigosa combinação quando somada à condução  de um veículo.

Só que, além delas, alguns medicamentos também podem interferir nas condições de um condutor de veículos. O motorista que toma ansiolíticos, remédios que combatem alergia e inibidores de apetite, por exemplo, deve evitar a combinação entre o medicamento e a direção de um veículo.

Isso porque algumas substâncias têm influência direta nas funções cerebrais e podem causar sonolência e até mesmo a redução dos reflexos. E como se sabe, o ato de dirigir requer atenção total do condutor, uma vez que é preciso analisar a ação e reação correta antes de qualquer manobra; estar atento ao tempo e à distância entre outro veículo; estar enfim com todos os seus sentidos em perfeita harmonia.

Para fazer parte dos que atuam para um trânsito mais seguro e estão atentos à preservação de suas próprias vidas e das vidas de outros motoristas e pedestres que compartialham as vias é necessário estar atento e evitar pegar o volante em condições que podem corresponder a alguma situação de risco, ainda que eventual. Para um trânsito mais seguro, se beber, não dirija, se usar qualquer substância ilícita não dirija e se tomar qualquer medicamento que possa influenciar seus reflexos, prefira não pegar o volante também.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.