O governo da República Popular de Bangladesh, na Ásia, encaminhou para conhecimento e opinião do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, estudo que realizou e que aponta a solução para acidentes de trânsito em Dhaka-Sylhet, rodovia que passa por Daca, a capital do país.
Segundo a comunicação enviada, por conta do elevado número de acidentes ocorridos no local, o governo realizou um estudo de engenharia de tráfego utilizando técnicas como avaliação da velocidade empregada pelos veículos, postura dos pedestres ao realizar a travessia e elaborou um projeto de melhora do pavimento, implantação de sonorizadores e linhas de estímulo à redução de velocidade. Melhorou, além disso, a sinalização do trecho e, por fim, implantou uma faixa para travessia de pedestres no local.
Paralelamente, promoveu uma ação de conscientização junto aos moradores daquela região e aos condutores que transitam pelo área. Somadas, essas atitudes, ainda segundo a comunicação, resultaram na redução de acidentes, no ponto crítico, da ordem de 60%.
As ações adotadas pelo governo, cuja descrição foi encaminhada para conhecimento e avaliação ao OBSERVATÓRIO, foram elogiadas pela entidade. “Cumprimentamos as autoridades envolvidas na solução do caso apresentado e afirmamos que através de vontade política e de uma ação tecnicamente simples, mas bem fundamentada de acordo com preceitos da engenharia de tráfego, como avaliação da velocidade empregada pelos condutores, e também um trabalho educativo, foi possível disponibilizar à população da localidade, uma forma mais segura para a travessia de pedestres”, diz Renato Campestrini, gerente-técnico do OBSERVATÓRIO.
Campestrini destaca também que na comunicação enviada pelo OBSERVATÓRIO ao governo de Bagladesh, foi ressaltado “que iniciativas dessa natureza sejam replicadas em mais localidades, para que o objetivo maior, a preservação da vida seja alcançado".
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.