Matérias

RIBEIRÃO PRETO/SP: REFLEXO DA IMPRUDÊNCIA NO TRÂNSITO, MULTAS MAIS QUE DOBRARAM NO ÚLTIMO FERIADÃO

Escrito por Portal ONSV

18 NOV 2021 - 10H12

Observador Certificado do OBSERVATÓRIO destaca comportamento abusivo nas estradas

Com o aumento da circulação de veículos nas estradas da região de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, durante o último feriado prolongado de 15 de novembro, o número de multas mais que dobraram, destacando o comportamento irresponsável de alguns condutores, após o período de isolamento social causado pela pandemia de Covid-19. O advogado, presidente da Comissão de Direito do Trânsito da OAB e Observador Certificado, Delcides Araújo, foi consultado pelo jornal Bom Dia Cidade, da EPTV de Ribeirão Preto, para comentar sobre essa mudança de comportamento.

Segundo destacou a matéria, entre as altas nas infrações, a falta de uso de cinto de segurança corresponde a alta de 245% das multas entre os infratores. Para o Observador Certificado, esse aumento deve-se a dois fatores: o aumento da fiscalização em relação a 2019; e o recente abrandamento na questão da pontuação das carteiras dos condutores infratores.

Conforme destacou Delcides Araújo, “eu diria que ele pode ser explicado com a convergência de três fatores, fato; valor e norma. Ocorrem fatos na sociedade e, esses fatos vão sendo valorados, à medida que a sociedade entende que eles são relevantes, eles são normatizados por lei. A exemplo do que ocorreu com a Lei Seca. Os fatos que ocorriam, que eram os acidentes graves envolvendo pessoas alcoolizadas, isso foi valorado pela sociedade ao ponto de haver necessidade de ter uma norma para valorar isso. Então, criou-se a Lei Seca, para responsabilizar esses condutores”, afirmou.

O Observador Certificado também destacou que a maneira inversa dessa convergência também pode ocorrer. Se há uma norma que responsabiliza mais o infrator, ela é abrandada e a sociedade vai valorar isso de uma maneira equivocada muitas vezes, então o condutor passa a entender que ele tem uma maior margem para cometer infrações, e isso reflete no trânsito, tanto em acidentes, quanto no número de autuações.

Sobre o aumento nas infrações, o Delcides Araújo argumentou, “com a alteração no começo do ano, em abril, a OAB já entendia que esse aumento poderia ocorrer, tendo em vista que isso impacta a sociedade. Sempre que há um abrandamento de alguma norma, há esse reflexo no cidadão ou no caso, no condutor”, finalizou.

Assista à matéria: https://globoplay.globo.com/v/10047378/

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.