Férias, tempo de lazer e, pra muita gente, tempo de colocar a bike na rua. Afinal, muitas crianças ganham sua primeira “magrela” como presente de Natal e aproveitam as férias para usá-la, sendo este um dos programas preferidos na temporada; mas os pais devem estar cientes que precisam garantir recomendações e fornecer os equipamentos de segurança essenciais no momento que presenteiam seus filhos.
Em grandes centros, os cuidados devem ser redobrados; mas mesmo nos municípios menores, a segurança deve ser levada a sério. A atenção com as crianças e adolescentes sempre deve ser maior.
Ao pedalar, um dos primeiros passos é usar os equipamentos de segurança; e, neste caso, o capacete merece destaque. Apesar de não ser obrigatório, é um equipamento que salva vidas, evita e minimiza os traumas e ferimentos; mas não adianta colocá-lo de qualquer jeito, é preciso fixá-lo corretamente no queixo, de forma que ele não fique solto na cabeça e possa assim ser lançado em um acidente. O capacete também deve ser adequado ao tamanho da cabeça e, para escolher com segurança esse equipamento, uma boa dica é verificar junto ao Inmetro os fabricantes que oferecem os capacetes dentro das normas de segurança.
Outra medida importante está na forma de se vestir. O ciclista deve escolher roupas que possam facilitar que ele fique visível aos demais usuários da via. O ideal são roupas claras.
Saber sinalizar suas manobras antes de ir para as ruas é essencial também. Todo ciclista deve conhecer e usar as formas de sinalizar as conversões, levantando o braço. Levantar a mão espalmada indica, por exemplo, que o ciclista vai parar. Já levantar à mão à direita ou à esquerda, revela a direção que o ciclista vai seguir. Gestos como esses facilitam a comunicação no trânsito e podem evitar acidentes.
É importante destacar ainda que o uso da buzina na bicicleta contribui na comunicação e é obrigatório. Ela deve sempre ser instalada.
Todo ciclista deve lembrar ainda que a bicicleta é um veículo, sujeito às regras de trânsito; portanto o lugar da bicicleta não é a calçada. Também é uma exigência trafegar somente no sentido do fluxo da via.
No mais, o ciclista deve circular com muita atenção e respeitar, bem como se comunicar com gentileza com pedestres e motoristas.
Para saber mais, assista ao nosso vídeo sobre ciclistas e motoristas. Nele, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, além de dicas aos ciclistas, dá orientações para que a relação entre eles e os condutores seja a mais harmoniosa, garantindo informações para os motoristas, que devem sempre respeitar e zelar pela segurança dos ciclistas.
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.