fbpx
Loader
SEGURANÇA NO TRÂNSITO UMA MISSÃO DE TODOS
28710
post-template-default,single,single-post,postid-28710,single-format-standard,bridge-core-2.3.6,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-22.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.2.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-28047

SEGURANÇA NO TRÂNSITO UMA MISSÃO DE TODOS

SEGURANÇA NO TRÂNSITO UMA MISSÃO DE TODOS

A segurança no trânsito é uma missão coletiva. Todos nós precisamos fazer nossa parte enquanto integrantes desse momento para que nossas ações não impactem negativamente o outro.

Ao assumir o controle de um veículo, independente de qual seja, o condutor precisa estar em perfeitas condições físicas e emocionais para executar perfeitamente os pré-requisitos da direção defensiva. De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), os condutores são responsáveis pelos pedestres e animais que circulam pelas vias e responsáveis pelo domínio do veículo. Sendo assim, ao conduzir, cada motorista precisa estar atento aos veículos que os cercam, aos pedestres que sinalizam a intenção de atravessar, aos animais que brincam nas calçadas e às crianças que podem, a qualquer momento, sair correndo em direção ao veículo.

Os pedestres, por sua vez, precisam de atenção plena e difusa, tanto ao atravessar as ruas, quanto ao andar pelas calçadas afim de evitar frenagens bruscas desnecessárias. Imagine a seguinte cena: “o pedestre está atravessando a rua respondendo mensagens no celular. Entra na frente de um veículo que está transitando pela via com a sinalização verde. Atrás desse veículo, vários outros transitam dentro da velocidade permitida na via. O condutor ao perceber o pedestre precisa frear bruscamente afim de evitar o atropelamento, o condutor do veículo que vinha imediatamente atrás não percebeu o risco a tempo e colidiu com o veículo da frente”. Toda essa situação poderia ter sido evitada se o pedestre estivesse com sua atenção plena ao momento da travessia. Ele teria percebido que o sinal estava verde para os motoristas e sendo assim, aguardado seu momento de atravessar em segurança, respondendo a mensagem no celular.

A responsabilidade é de todos nós. Ao assumirmos essa missão coletiva, passamos a enxergar o trânsito como um fluxo, um momento em que todos estão cruzando suas rotas, vidas e histórias. Nós podemos mudar o destino de tantas tragédias cotidianas. Ao sair de casa, pense em quantas pessoas você encontra, quantas histórias desconhecidas e como tudo pode mudar em um minuto, por causa de um descuido. Juntos podemos garantir que todas as pessoas cheguem aos seus destinos e continuem suas trajetórias.

No Comments

Post A Comment