Matérias

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO É TEMA DE REPORTAGEM NO CANAL EDUCATIVO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO/MG

Escrito por Portal ONSV

30 SET 2022 - 09H42

Salvar vidas no trânsito: um dever de todos

O canal educativo da Universidade Federal de Ouro Preto, a TV UFOP, em Minas Gerais, abordou o tema da Semana Nacional de Trânsito deste ano: juntos salvamos vidas, em uma de suas reportagens. Para falar sobre o tema, o especialista em Educação para o Trânsito, Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e representante estadual do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães, foi entrevistado na terça-feira (20).

Na entrevista à TV UFOP, canal que abrange a cidade de Ouro Preto e região, Alexander Magalhães falou sobre o tema da Semana Nacional de Trânsito, destacando o seu objetivo que é o de promover uma reflexão sobre o papel que cada um de nós possui na construção de um ir e vir mais seguro, e como o comportamento individual dos usuários das vias públicas, interferem na segurança da coletividade.

“Recentemente a sociedade teve que se adaptar à necessidade de cumprimento aos protocolos sanitários para o enfrentamento da pandemia da Covid 19, no qual ficou claro o quanto a ação individual afeta o coletivo. Da mesma forma, no trânsito, onde temos uma pandemia em andamento caracterizada pelos sinistros de trânsito, é fundamental que cumpramos os protocolos que já foram estabelecidos para a segurança de todos, por meio do respeito às normas de trânsito”, destacou o Observador Certificado.

Na oportunidade, Alexander ressaltou algumas das principais causas de sinistros de trânsito no estado de Minas Gerais, tais como excesso de velocidade, uso de bebida e direção, imprudência em ultrapassagens proibidas e distrações ao volante com destaque para o uso do celular na direção veicular, alertando que esses comportamentos precisam ser modificados por parte dos condutores, os quais devem perceber os riscos existentes desses comportamentos e a partir de então,  adotarem ações preventivas no ir e vir.

O Observador Certificado relembrou que “se cada um fizer a sua parte, cumprindo as normas estabelecidas na legislação de trânsito, sendo mais respeitoso, mais educado, tendo empatia com o semelhante, estaremos contribuindo para um trânsito mais seguro, ou seja, todos podem e devem salvar vidas no trânsito”.

Assista:

[vc_video link="https://youtu.be/1yWZBNszKfQ" align="center"]

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.