Matérias

“Tá Pensando em Quê?”

Escrito por Portal ONSV

28 AGO 2020 - 12H42

João da Nica, motoboy que virou empresário e youtuber com quase 500 mil seguidores, utiliza uma linguagem simples e bem-humorada para alertar aos motociclistas e principalmente àqueles que trabalham com motocicletas diariamente, motofretistas, sobre a importância de não se distraírem da pilotagem enquanto no trânsito.

É preciso que o foco e a concentração estejam acima de tudo, pois assim é possível evitar diversos acidentes que vêm inclusive, por trás de um motociclista.

“Presta atenção no que você está fazendo!”, alerta João da Nica, da mesma forma que nossos pais nos alertavam quando éramos crianças.

É preciso estar o tempo todo com o foco nos 360° à sua volta e o mais distante possível, para ampliar seu campo de visão.  Os retrovisores precisam estar posicionados de forma a não ter que mexer o pescoço ou a cabeça para olhar para trás, mas apenas os olhos e sem perder a atenção à frente.  E sempre, antes de mudar de faixa ou direção, olhar e confirmar se a manobra será realizada sem riscos.

É preciso estar relaxado (sem estar tenso, e não, com sono!) para que melhore a circulação sanguínea, aumente o fluxo de oxigênio no sangue e consequentemente, o raciocínio e o reflexo, fundamentais em um momento de tomar uma decisão importante em caso de emergência.

Para uma boa concentração, recomenda-se inclusive, fazer um relaxamento, uma meditação, antes de subir na moto, para que o piloto se desligue dos problemas externos à pilotagem e se concentre somente às situações que irá enfrentar enquanto pilota, pois são muitos os imprevistos.

Todos queremos chegar aos nossos destinos; íntegros e... bem humorados.

Por um trânsito mais harmônico e inteligente.

Suzane Carvalho

Núcleo de Motociclismo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária

"Tá pensando em quê?" é o terceiro vídeo da série Dicas com o João da Nica.

Acompanhe os conselhos dado por quem entende sobre o dia a dia do motociclista:

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_video link="https://youtu.be/eoRvstc7B7M"][/vc_column][/vc_row]

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.