Novo boletim de rádio discute deveres de motoristas e passageiros
Trânsito não é só sinônimo de carros ou de motoristas, como a grande maioria acredita, alerta a jornalista Daniela Gurgel, gestora de comunicação do ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), no primeiro boletim de rádio do mês de outubro, resultado da parceria com a Rádio SulAmérica. “É preciso pensar em todos, também, nos passageiros”, argumenta.
Neste mês, Daniela vai discutir nos boletins semanais o tema “Transporte Seguro de Passageiros” e as responsabilidades de cada um.
Na edição desta semana, ela destaca o dever dos motoristas verificarem e exigirem daqueles que transporta o uso dos equipamentos de segurança, como o cinto ou o capacete, no caso de motociclistas e o garupa.
No boletim, Daniela lembrou o episódio com o cantor sertanejo, Cristiano Araújo, morto por não usar o cinto no banco traseiro, como um grande alerta para toda a sociedade. “O caso nos trouxe à tona a imensa responsabilidade do motorista com seus passageiros, já que a namorada do cantor também, sem cinto, morreu; enquanto os ocupantes do veículo (motorista e assessor) que usavam o equipamento se salvaram, com ferimentos leves. “Independentemente do grau de relação que o motorista tenha com o passageiro, ele deve verificar e exigir se todos estão usando o cinto, antes de transportá-los.”
O caso teve ainda o agravante do excesso de velocidade, que potencializou os riscos de morte, comentou a jornalista.
Durante o bate-papo, a jornalista abordou a responsabilidade dos passageiros, já que eles têm que ter consciência que sua proteção também depende deles próprios. Outras posturas importantes para a segurança do transporte de passageiros foram citadas como evitar conversas calorosas, emotivas ou mesmo discussões com o motorista, que podem colocar todos em risco nos deslocamentos.
Daniela ressaltou que, assim, como os motoristas podem ajudar a melhorar o trânsito, passageiros também têm suas responsabilidades neste processo.
Ouça a íntegra do boletim!
Na próxima semana, ela já antecipou, o Boletim vai abordar os cuidados que motoristas devem ter no transporte de idosos, gestantes e pessoas com deficiência.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.