Matérias

Uso do celular durante a condução é a terceira maior causa de mortes em sinistros de trânsito no País

Escrito por Portal ONSV

10 DEZ 2020 - 13H48

O coordenador jurídico do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Sérgio Carvalho, comentou sobre o perigo do uso do celular durante a direção, na reportagem do jornal Bom Dia Cidade, da EPTV Sul de Minas, emissora filiada à Rede Globo, hoje (10).

Em Pouso Alegre, cidade do Sul de Minas Gerais, o uso do celular foi o motivo de um sinistro de trânsito na BR-459. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, um condutor trafegava com seu automóvel quando deixou cair o celular que estava em seu colo e, ao tentar recuperá-lo, perdeu o controle do veículo, colidindo contra um poste. Apesar do sinistro de trânsito, os ferimentos do motorista não foram graves.

Segundo Sérgio Carvalho: “Essa olhadinha rápida ou o que a gente sempre tem comentado, 90% dos deslocamentos nossos, são deslocamentos curtos. Há realmente a necessidade de, em um deslocamento curto, atender ao telefone? A gente acha que é só uma olhadinha, é só uma mensagem e em frações de segundos acontecem acidentes, e esses acidentes podem ter consequências civis e criminais para os condutores posteriormente”, comentou.

Com relação às telas interativas, nos painéis dos automóveis, o coordenador jurídico do OBSERVATÓRIO explicou: “Esse risco é muito grande, a tela interativa só é permitida para auxiliar à navegação no caso do GPS. Os DVD’s, TV’s, no movimento do veículo são proibidos no painel porque realmente desviam a atenção do motorista e podem gerar o risco”, encerra.

O uso do celular durante a condução de veículos é considerado infração gravíssima pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), com multa de R$ 293,47, além de perda de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Assista à reportagem completa: https://globoplay.globo.com/v/9089810/

webinar_modelo_preditivo_de_obitos_no_transito_brasileiro
Live

Webinar: Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro

Foi realizado ontem (25), o webinar “Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro”, promovido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, com o objetivo de apresentar e discutir o relatório técnico desenvolvido e publicado pela instituição. Considerando o atual cenário da mortalidade no país, esse relatório apresenta métodos com a finalidade de elaborar um modelo de aprendizado de máquina para estimar a quantidade de mortes no trânsito em âmbito nacional.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.