fbpx
Loader
Uso do celular durante a condução é a terceira maior causa de mortes em sinistros de trânsito no País
26128
post-template-default,single,single-post,postid-26128,single-format-standard,bridge-core-2.3.6,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-22.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.2.0,vc_responsive

Uso do celular durante a condução é a terceira maior causa de mortes em sinistros de trânsito no País

Uso do celular durante a condução é a terceira maior causa de mortes em sinistros de trânsito no País

O coordenador jurídico do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Sérgio Carvalho, comentou sobre o perigo do uso do celular durante a direção, na reportagem do jornal Bom Dia Cidade, da EPTV Sul de Minas, emissora filiada à Rede Globo, hoje (10).

Em Pouso Alegre, cidade do Sul de Minas Gerais, o uso do celular foi o motivo de um sinistro de trânsito na BR-459. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, um condutor trafegava com seu automóvel quando deixou cair o celular que estava em seu colo e, ao tentar recuperá-lo, perdeu o controle do veículo, colidindo contra um poste. Apesar do sinistro de trânsito, os ferimentos do motorista não foram graves.

Segundo Sérgio Carvalho: “Essa olhadinha rápida ou o que a gente sempre tem comentado, 90% dos deslocamentos nossos, são deslocamentos curtos. Há realmente a necessidade de, em um deslocamento curto, atender ao telefone? A gente acha que é só uma olhadinha, é só uma mensagem e em frações de segundos acontecem acidentes, e esses acidentes podem ter consequências civis e criminais para os condutores posteriormente”, comentou.

Com relação às telas interativas, nos painéis dos automóveis, o coordenador jurídico do OBSERVATÓRIO explicou: “Esse risco é muito grande, a tela interativa só é permitida para auxiliar à navegação no caso do GPS. Os DVD’s, TV’s, no movimento do veículo são proibidos no painel porque realmente desviam a atenção do motorista e podem gerar o risco”, encerra.

O uso do celular durante a condução de veículos é considerado infração gravíssima pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), com multa de R$ 293,47, além de perda de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Assista à reportagem completa: https://globoplay.globo.com/v/9089810/

No Comments

Post A Comment