Artigos

87% dos brasilienses usam aplicativos de transporte em vez de dirigir quando consomem bebida alcoólica

Escrito por Portal ONSV

29 MAI 2019 - 11H03

87% dos brasilienses usam aplicativos de transporte em vez de dirigir quando consomem bebida alcoólica

Pesquisa do Datafolha revela que a população do DF utiliza apps como principal forma de transporte para festas, bares e comemorações

Brasília, 23 de maio de 2019 - 87% da população da região metropolitana de Brasília que consome bebida alcoólica afirma que passou a usar aplicativos de mobilidade no lugar de dirigir o próprio veículo quando sai para beber. O número é 19 pontos percentuais acima da média

nacional (68%). Esse é um dos resultados de uma nova pesquisa do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), realizada pelo Datafolha com o apoio da Uber. O levantamento busca chamar atenção para a campanha do Maio Amarelo

- iniciativa global que tem como objetivo a sensibilização em relação à segurança no trânsito e redução de acidentes.

De acordo com o Detran-DF, o número de mortes no trânsito em Brasília caiu de 406 em 2014 para 257 em 2017. Ainda pelos dados do Detran, dessas 257 vítimas em 2017, 44% estavam

alcoolizadas. Na pesquisa do Datafolha com moradores do DF, 92% das pessoas concordam que os aplicativos de mobilidade contribuíram para a diminuição de mortes no trânsito relacionadas ao consumo de bebida. 84% também acreditam que os aplicativos de transporte deixaram o trânsito mais seguro de forma geral.

A pesquisa aponta ainda quais os meios de transporte mais usados pela população ao sair para festas, bares e comemorações. Nessas ocasiões, 46% da população utiliza habitualmente aplicativo, 41% usam veículo próprio e 19% usam transporte público. De acordo com o levantamento, 84% concordam também que a população passou a usar apps de transporte em vez de sair de carro quando consome bebida alcoólica. Além disso, 61% da população concorda que, no passado, as pessoas bebiam e dirigiam por falta de opção de transporte.

Os dados também mostram que a segurança é o maior motivo para o brasiliense escolher voltar pra casa com os apps de mobilidade: 57% dizem utilizar o transporte por app para retornar de festas, bares e comemorações por segurança (medo de assaltos e, especialmente, acidentes envolvendo bebida e direção); seguido por praticidade/conveniência (como de falta de estacionamento), com 29%; pela dificuldade de transporte público, com 24%; pelo menor tempo de viagem, com 16%; pelo horário da noite, com 15%; pelo custo/benefício, com 14%; e outros, com 5%.

Dados da pesquisa Datafolha*:

87% da população da região metropolitana de Brasília que consome bebidas alcoólicas afirma que passou a usar aplicativos de mobilidade no lugar de dirigir o próprio veículo. A média nacional é de 68%.

""

""

92% das pessoas concordam que os aplicativos de transporte contribuíram para a diminuição de mortes no trânsito por conta do consumo de bebidas alcoólicas.

""

84% também acredita que os aplicativos de transporte deixaram o trânsito mais seguro de forma geral.

""

Entre os meios de transporte para ir a festas, bares e comemorações, 46% da população utiliza habitualmente aplicativos de transporte.

""

Resposta múltipla

84% das população concorda que a população passou a usar apps de transporte em vez de sair de carro quando consome bebida alcoólica.

""

57% dizem utilizar o transporte por app para retornar de festas, bares e comemorações por segurança (medo de assaltos e, especialmente, acidentes envolvendo bebida e direção); seguido por praticidade/conveniência (como de falta de estacionamento), com 29%; pela dificuldade de transporte público, com 24%; pelo menor tempo de viagem, com 16%; pelo horário da noite, com 15%; pelo custo/benefício, com 14%; e outros, com 5%.

""

61% da população concorda que, no passado, as pessoas bebiam e dirigiam por falta de opção de transporte.

""

Entre a população metropolitana de Brasília, cerca de 54% afirma que consome bebida alcoólica mesmo que de vez em quando.

""

*A pesquisa entrevistou 3.531 pessoas entre os dias 2 e 10 de abril de 2019 e tem margem de erro de 2 pontos percentuais. Além de Brasília, o estudo teve abrangência nacional, incluindo capitais, cidades de outras Regiões Metropolitanas e cidades do interior, de diferentes portes, em todas as Regiões do Brasil.

Confira mais detalhes da pesquisa nacional do Datafolha na página do Observatório

Sobre o Observatório Nacional de Segurança Viária

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária

– ONSV é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, fundada em 2011 por ocasião da Década de Redução de Acidentes de Trânsito, decretado pelo ONU – Organização das Nações Unidas e OMS (Organização Mundial de Saúde), com o propósito de desenvolver ações que contribuam de maneira efetiva para a diminuição dos elevados índices de acidentes no trânsito do nosso país.

Atuamos como um produtor de conteúdos desenvolvidos por meio de estudos, pesquisas, planejamento e informação, para subsidiar entidades públicas e privadas em ações que impactem na redução do número de acidentes e consequentemente de vidas humanas e gastos públicos.

O OBSERVATÓRIO atua como Organização Consultora Especial junto ao ECOSOC (Conselho Econômico e Social) da ONU (Organização das Nações Unidas) e tem o apoio da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação a Ciência e a Cultura) no Brasil e está alinhado a seis dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Para mais informações: comunicacao@onsv.org.br

/ press@uber.com

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Atraso_licitacao_transporte_publico_recife_pe
Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Carta_aberta_pela_participacao_democratica_nas_politicas_de_mobilidade_do_distrito_federal
Observadores Certificados

Carta aberta pela participação democrática nas Políticas de Mobilidade no Distrito Federal

Integrantes da Rede Urbanidade participaram, na última terça-feira (09), da cerimônia de lançamento dos trabalhos de revisão do PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano) do Distrito Federal. Durante o evento, distribuíram a carta aberta enviada ao governador Ibaneis Rocha, assinada por dez entidades, com sugestões para a participação democrática nas políticas de mobilidade do DF. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.