Salvador, 22 de maio de 2019 – Pesquisa do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), realizada pelo Datafolha com o apoio da Uber, mostrou que 87% da população da região metropolitana de Salvador que consome bebida alcoólica passou a usar apps de mobilidade ao invés de dirigir. Isso representa um número ainda maior que a média nacional
de 68%, também identificada pelo levantamento. O objetivo da pesquisa é chamar atenção para a campanha do Maio Amarelo
- iniciativa global que busca a sensibilização em relação à segurança no trânsito e redução de acidentes.
Na região metropolitana de Salvador, o número de acidentes fatais caiu em 54% desde 2012, de acordo com dados do portal de transparência
da Transalvador. Para 85% dos entrevistados pelo Datafolha na região, os apps de transporte ajudaram na diminuição de mortes no trânsito causadas pelo consumo de bebida alcoólica e 87% concorda que apps de mobilidade deixaram o trânsito mais seguro.
A pesquisa aponta ainda que 83% dos moradores da região metropolitana de Salvador concordam que passaram a usar aplicativos de transporte para ir para festas, comemorações e bares e 87% acredita que a população passou a usar mais apps de mobilidade em vez de sair de carro quando consomem bebida alcoólica.
O principal motivo (48%) para os soteropolitanos utilizarem os apps de transporte é a segurança, seja por medo de assaltos ou acidentes envolvendo bebida e direção. Outros motivos que levam à essa escolha, de acordo com a pesquisa, é a praticidade com 44%, tempo menor de viagem com 24% e horário da noite com 13% da opinião dos entrevistados. O levantamento também revelou que, para 61% da população, no passado, as pessoas bebiam e dirigiam por falta de opção de transporte.
De acordo com o levantamento, a utilização dos apps de mobilidade para ir a festas, restaurantes e comemorações chega a 49% entre os residentes das regiões metropolitanas do país. Para essas ocasiões, a pesquisa aponta que 40% dos soteropolitanos opta pelo aplicativo, o transporte público fica em segundo lugar com 22% e o carro ou motocicleta própria tem 19% da preferência.
Confira mais detalhes da pesquisa nacional do Datafolha na página do Observatório
*A pesquisa Datafolha entrevistou 3.531 pessoas entre os dias 2 e 10 de abril de 2019 e tem margem de erro de 2 pontos percentuais. Além de Salvador, o estudo teve abrangência nacional, incluindo capitais, cidades de outras regiões metropolitanas e cidades do interior, de diferentes portes, em todas as Regiões do Brasil.
Sobre o Observatório Nacional de Segurança Viária
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária
– ONSV é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, fundada em 2011 por ocasião da Década de Redução de Acidentes de Trânsito, decretado pelo ONU – Organização das Nações Unidas e OMS (Organização Mundial de Saúde), com o propósito de desenvolver ações que contribuam de maneira efetiva para a diminuição dos elevados índices de acidentes no trânsito do nosso país.
Atuamos como um produtor de conteúdos desenvolvidos por meio de estudos, pesquisas, planejamento e informação, para subsidiar entidades públicas e privadas em ações que
impactem na redução do número de acidentes e consequentemente de vidas humanas e gastos públicos.
O OBSERVATÓRIO atua como Organização Consultora Especial junto ao ECOSOC (Conselho Econômico e Social) da ONU (Organização das Nações Unidas) e tem o apoio da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação a Ciência e a Cultura) no Brasil e está alinhado a seis dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Mais informações
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.