Na publicação especial da Revista QUATRO RODAS sobre o Movimento Maio Amarelo, feita na edição deste mês de maio, o trânsito civilizado foi abordado pelo encarte especial. Entre os estudiosos de segurança no trânsito, convencionou-se falar em um tripé composto por motoristas, automóveis e vias. Quando um dos três vai mal, as chances de haver mais acidentes e mortes no tráfego aumentam muito.
“Os números de acidentes e mortes nas estradas e ruas do Brasil evidenciam que ainda não temos uma cultura de segurança. Infelizmente, comportamentos inadequados são as principais causas dos acidentes”, afirma Anaelse Oliveira, coordenadora do Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST).
De acordo com os especialistas ouvidos pela QUATRO RODAS, o Brasil consegue estar mal nos três pontos, mas em especial no mais importante: o fator humano. José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), endossa o que Anaelse relata.
“Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que praticamente 90% dos acidentes são causados por fator humano. Se você analisar, 100% deles são. Mesmo naqueles em que a rodovia tem falhas de sinalização ou de pavimentação, que correspondem a 5%, cada motorista, vendo essa situação, tem de reduzir a velocidade e se adequar às condições que a via oferece a fim de preservar sua integridade”, explicou Ramalho.
Vale a pena a leitura das páginas da revista, para saber mais acesse aqui.
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.