Dentro da Década de Ações da Segurança Viária a qual o Brasil é signatário, o tema velocidade é um dos que merece destaque das autoridades.
A redução da velocidade nos centros urbanos para incentivar a preservação da vida dos pedestres, a fiscalização dos abusos cometidos e que colocam a vida dos usuários das vias em risco são pontos que merecem a atenção.
Nesse sentido, em meio ao processo de revisão do Código de Trânsito Brasileiro – CTB em que a proibição ao trânsito de motocicletas com cilindrada igual ou inferior a 250cc é debatido como proposta de segurança (tema esse que o Observatório entende precisa ser bem debatido, pois há cidades cortadas por rodovias)somos surpreendidos com a noticia de um condutor que com sua motocicleta esportiva de 1000 cilindradas anotou pouco mais de 400 Km/h em uma rodovia no interior de São Paulo.
Felizmente essa atitude impensada não resultou em acidente ou veio a ferir alguém, entretanto as consequências seriam desastrosas caso algo desse errado.
As consequências do impacto de uma motocicleta com tais características em um veículo com pessoas no seu interior soariam como uma nova tragédia no já sanguinário trânsito do Brasil repercutiria por alguns dias no noticiário, mas com exceção das famílias eventualmente enlutadas, passaria.
Não podemos mais aceitar que as vias públicas sejam palco de ações como a aqui relatada, e que com frequência acontecem, não com os mesmos 400Km/h, mas bem acima do limite permitido quando se toma por base os 120Km/h como a maior velocidade máxima permitida no Brasil e que povoam as redes sociais, por tal razão apoiamos as ações das autoridades para coibir esse tipo de conduta.
A vida é muito frágil para ser colocada a prova, notadamente em vias públicas, lembrando que atualmente é comum a realização dos chamados track days para aqueles que gostam, possam acelerar em locais seguros.
A velocidade que empolga é a mesma que mata, pense nisso, seja consciente, respeite as regras, mantenha-se vivo.
Renato Campestrini
Ind. 09/OUT/2017.
Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária
O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.
Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não
O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.
Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional
Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.
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