Artigos

Calçado adequado é sinônimo de segurança no trânsito

Escrito por Portal ONSV

16 OUT 2018 - 16H46

Alertar sobre o calçado adequado para dirigir é sempre importante. O Jornal Diário do Nordeste abordou o assunto e utilizou as orientações dadas pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária para tratar o tema. A orientação geral do OBSERVATÓRIO é que o pé precisa de conforto para apertar os pedais. A solução é utilizar um calçado adequado para evitar as multas e até acidentes. Chinelos, sandálias e rasteirinhas "não devem nunca ser adotados no volante", bem como "saltos e solados lisos também devem ser abolidos ao entrar no carro", explica a entidade.

Tamancos

No caso das mulheres, sandálias tipo anabela, plataformas e tamancos podem dificultar a avaliação da distância dos pedais e também a noção de força ao acioná-los, segundo o OBSERVATÓRIO.

Existe ainda a possibilidade de eles se enroscarem nos pedais. Já em dias de chuva, é importante utilizar calçados antiderrapantes.

Não há proibição quanto à prática de dirigir com os pés descalços, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, mas o OBSERVATÓRIO chama a atenção para o fato de que em dias muito quentes - típicos do Ceará -, os pedais podem ficar superaquecidos e provocar desconforto principalmente para motociclistas, que também apoiam os pés no asfalto.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.