Artigos

Cultura do autocontrole, o que é isto?

Escrito por Portal ONSV

18 ABR 2019 - 16H18

Discutimos constantemente a importância das infraestruturas das vias serem melhoradas, sinalizações, preparação de novos condutores, fiscalização para mudanças de hábitos, mas o que parece ser o maior desafio para a redução de acidentes é que o comportamento do motorista seja realmente modificado, no Brasil 94% dos acidentes de trânsito são ocasionados por falha humana, isto reforça a preocupação na reeducação dos motoristas atuais e preparação na educação das gerações que virão pela frente.

Apesar da Lei Seca ter completado 10 anos de implementação no ano passado, o Ministério da Saúde publicou que cresceram em 16% o número de motoristas que admitem dirigir após o consumo de álcool, o que nos faz pensar que simplesmente falar-“ se beber não dirija”- não é o suficiente, metodologias europeias de educação para uma mudança de comportamento no trânsito trabalha o incentivo à cultura do autocontrole com bafômetros individuais fomentando a auto análise voluntária do condutor antes de dirigir.

Mesmo sabendo que a tolerância do álcool no Brasil é zero, ainda existem dúvidas de quanto tempo após o consumo o motorista pode dirigir, poucos motoristas pensam duas vezes antes de pegar no volante no dia seguinte após o consumo, queremos orientar estes motoristas que os riscos em dirigir na ressaca, são tão grandes quanto ao risco em dirigir embriagado, não existe tempo certo determinado, tudo depende da quantidade e qual bebida foi consumida, altura e peso do condutor, cada organismo metaboliza o álcool de maneira diferente, para solucionar estas situações de incertezas o bafômetro individual auxilia na construção de decisão em dirigir com segurança.

A cultura do autocontrole é reforçar ao motorista a responsabilidade dele como condutor, proporcionando a ferramenta necessária para o autoteste e oferecendo discrição ao motorista quando estiver dúvidas se pode dirigir. Convidamos todos os motoristas, gerentes de frotas, educadores no trânsito, influenciadores para um trânsito mais pacífico a rever a maneira de lidar com a segurança no trânsito, a prevenção é um investimento barato, necessário e que propõe resultados.

Não é uma questão somente de evitar flagrantes desagradáveis e possíveis penalidades, mas sim evitar que acidentes ocorram e que o motorista esteja ciente 100% das suas condições antes de dirigir.

Para campanhas educativas e institucionais promovendo o consumo responsável e a mobilidade com segurança, nós trabalhamos com a embalagem abaixo, fazemos também produto personalizado para a sua empresa dependendo da quantidade.

Contribuição de conteúdo encaminhada ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.

Para maiores informações: miriam.pimentel@ags-cs.com.br e Whatsapp (11) 984440680.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.