Artigos

Denatran apresenta diretrizes da campanha nacional de trânsito

Escrito por Portal ONSV

20 MAR 2019 - 14H32

OBSERVATÓRIO esteve presente no alinhamento, que começa com o Maio Amarelo

Representantes de instituições públicas e privadas do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) se reuniram, na terça-feira (19), em Brasília, para alinhar e se preparar para o início da campanha nacional de trânsito, que começa com o movimento Maio Amarelo. O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, participou da reunião. Entre as instituições participantes, estão Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e empresas do setor automotivo.

De acordo com o diretor do Denatran, Jerry Dias, o objetivo do encontro é reforçar a importância do engajamento de todos os entes envolvidos para chamar a atenção da sociedade sobre a importância da educação e da sensibilização de todos para a segurança no trânsito. “As questões de trânsito não chamam a mesma atenção como outras tragédias, como a queda de um avião, por exemplo. Mas o trânsito mata mais e todos os dias, por isso precisamos de uma atenção contínua”, destaca Dias.

Ele lembra que, já na primeira reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de 2019, foi aprovada a resolução sobre as diretrizes para a campanha nacional de trânsito, que acontece de maio deste ano a abril de 2020, com foco principal nos pedestres, ciclistas e motociclistas. A campanha terá ações destinadas à conscientização dos condutores sobre direitos e deveres dos mais vulneráveis e dos demais em relação a eles.

Com as campanhas, o Denatran também vai monitorar as ações que serão realizadas ao longo do ano para avaliar os resultados e reforçar as ações para reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito.

Seguem as campanhas aprovadas pelo Contran:

I - Tema para a Campanha Educativa de Trânsito para o período de maio de 2019 a abril de 2020: "NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA"

Mensagem a ser veiculada em toda peça publicitária no período de maio de 2019 a abril de 2020: "NO TRÂNSITO, DÊ SENTIDO À VIDA"

Cronograma 2019/2020 da Campanha Educativa de Trânsito de âmbito nacional:

2º quadrimestre de 2019 - Foco: PEDESTRE

Maio - Ações de apoio ao movimento Maio Amarelo e à Semana das Nações Unidas sobre segurança viária.

Junho - Campanha de valorização das Faixas para Pedestres e do Sinal de Vida.

Julho - Ações de prevenção voltadas para o período das férias escolares.

Agosto - Campanha de educação sobre a utilização do celular quando estamos em movimento, nos papéis de pedestre/ciclista/condutor.

 3º quadrimestre de 2019 - Foco: CICLISTA

Setembro - Campanha da Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro de 2019).

Outubro - Bicicletas como meio de locomoção, o que saber para se proteger e proteger o ciclista.

Novembro - Campanha de conscientização de preservação da vida no trânsito pelo Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito.

Dezembro - Bicicleta nas férias escolares e o seu convívio no trânsito.

1º quadrimestre de 2020 - Foco: MOTOCICLISTA

Janeiro - Respeite o motociclista, respeite a vida.

Fevereiro - Valorização da Lei Seca e sua importância na redução de acidentes.

Março - Capacete é Vida.

Abril - Campanha de educação sobre a utilização do celular quando estamos em movimento, nos papéis de pedestre/ciclista/condutor

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.