OBSERVATÓRIO | Jornal Nacional destaca importância das “Rodovias que perdoam” para preservar vidas
20906
post-template-default,single,single-post,postid-20906,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Jornal Nacional destaca importância das “Rodovias que perdoam” para preservar vidas

Jornal Nacional destaca importância das “Rodovias que perdoam” para preservar vidas

Medidas simples de segurança podem evitar acidentes sérios

 

Em alguns casos, acidentes rodoviários que interromperam vidas poderiam não ter mutilado famílias, porque existem soluções de engenharia capazes de oferecer uma chance de sobrevivência a vítimas de erros dos motoristas. Para tratar o tema, o jornalista César Menezes, com produção de Ellen Nogueira.

Um caminhão pendurado na ponte da Via Dutra, em São Paulo, e um carro lançado por cima da mureta baixa demais. O carro pegou fogo. Uma passageira morreu e outra teve queimaduras graves.

O Brasil tem exemplos demais de lugares em que erros dos motoristas não têm perdão. Mas e se as estradas e avenidas perdoassem?

Acidentes acontecem, principalmente num dia de muita chuva, pouca visibilidade, pista molhada. O asfalto tem que ser bom, a sinalização precisa estar visível e o motorista não pode correr demais nem dirigir falando ao celular ou depois de beber. Tudo isso ajuda a evitar acidentes.

Mas se alguém cometer algum erro, quem está dentro do carro não vai precisar pagar com a própria vida se houver algum tipo de proteção que diminua o impacto e reduza as consequências da batida. Esse é o conceito das “rodovias que perdoam”.

“Os resultados são ótimos, ou seja, você diminui o número de lesões e de óbitos nos acidentes. Existem claramente as normas e o Poder Público e as concessionárias conhecem essas normas. O que precisa é a fiscalização e a exigência que essas normas sejam aplicadas”, explica José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.

Assista a matéria completa em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/04/01/recursos-de-protecao-podem-evitar-mortes-em-acidentes-em-estradas.ghtml

Sem comentários

Escreva um comentário