Desde o dia 19 de abril está em vigor a lei que aumenta a punição para motorista bêbado que provocar morte ou lesões graves no trânsito. A mudança no Código de Trânsito Brasileiro (CBT) define que, quem beber e matar, será enquadrado no crime de homicídio culposo, podendo ser condenado com penas de 5 a 8 anos sem direito a fiança. Se o acidente provocar lesão grave ou gravíssima, a pena vai de 2 a 5 anos de reclusão, também sem direito a fiança.
O assunto foi abordado pelo Jornal Correio Brasiliense e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi ouvido pela repórter Marlene Gomes. Para Renato Campestrini, gerente técnico do OBSERVATÓRIO, a mudança é positiva, mas a efetiva aplicação da sanção estará a cargo do poder Judiciário e dos “operadores do direito”. “Entendemos que a nova lei vem a atender a um antigo anseio da sociedade que é que aqueles que bebem, dirigem e causam acidentes com vítimas graves ou fatais, passam a cumprir o início da pena em regime fechado”, disse Campestrini.
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Observador Certificado ministra palestra sobre segurança viária na AGI Brasil
A empresa AGI Brasil, empresa líder na fabricação de equipamentos físicos e móveis para manuseio e armazenagem de granéis, em Cândido Mota, no interior de São Paulo, promoveu uma palestra sobre segurança viária durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de trabalho (SIPAT 2024), com o Observador Certificado André Ferreira.
OBSERVATÓRIO participa do 23º Congresso Europeu de Trauma e Cirurgia de Emergência em Portugal
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das instituições brasileiras que participaram, entre os dias 28 e 30 de abril, do 23º Congresso Europeu de Trauma e Cirurgia de Emergência, realizado em Estoril, Portugal.
Pela redução de sinistros de trânsito, tecnologia poderá substituir motoristas no futuro?
O caderno Mobilidade Estadão da última quinta-feira (02), consultou o head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, para falar sobre iniciativas tecnológicas que visem a redução de sinistros de trânsito no Brasil. Uma delas, o primeiro micro-ônibus autônomo da América Latina, Volare Attack 8.
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