O novo padrão adotado pela pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo nas novas ciclovias e ciclofaixas implantadas ou naquelas que tiveram que ser refeitas após o recapeamento da via foi comentado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em matéria publicada pelo jornal Metro.
De acordo com o gerente técnico do Observatório, Renato Campestrini, a legislação prevê os dois modelos: tanto pintar apenas o bordo da via como o leito. “Na questão de segurança, não vai influenciar”. Para ele, mais importante do que a pintura é o tachão, que indica ao motorista que ele não pode invadir o trecho reservado para a bicicleta.
No entanto, Campestrini destaca que, para questão de manutenção, fica melhor se a ciclofaixa não estiver toda com a pintura. Nesse ponto, o estudante Gabriel Salem, 18 anos, concorda. “Acho melhor assim porque a prefeitura economiza tinta e dinheiro, podendo gastar com outras coisas”.
Como ciclista que usa bicicleta para seus deslocamentos, o gerente diz que, particularmente, vê uma vantagem no novo modelo: a aderência do pneu da bike à pista. “Por mais que tenha a tinta tenha abrasividade para não escorregar, ela não dá uma aderência tão boa, especialmente nas frenagens, como o pavimento normal”, avaliou.
Leia a matéria: https://www.metrojornal.com.br/foco/2018/09/11/novo-padrao-torna-ciclovia-mais-discreta-em-sa-paulo.html
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.