OBSERVATÓRIO | OBSERVATÓRIO comenta novo padrão para ciclovias de SP
19694
post-template-default,single,single-post,postid-19694,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

OBSERVATÓRIO comenta novo padrão para ciclovias de SP

OBSERVATÓRIO comenta novo padrão para ciclovias de SP

O novo padrão adotado pela pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo nas novas ciclovias e ciclofaixas implantadas ou naquelas que tiveram que ser refeitas após o recapeamento da via foi comentado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em matéria publicada pelo jornal Metro.

De acordo com o gerente técnico do Observatório, Renato Campestrini, a legislação prevê os dois modelos: tanto pintar apenas o bordo da via como o leito. “Na questão de segurança, não vai influenciar”. Para ele, mais importante do que a pintura é o tachão, que indica ao motorista que ele não pode invadir o trecho reservado para a bicicleta.

No entanto, Campestrini destaca que, para questão de manutenção, fica melhor se a ciclofaixa não estiver toda com a pintura. Nesse ponto, o estudante Gabriel Salem, 18 anos, concorda. “Acho melhor assim porque a prefeitura economiza tinta e dinheiro, podendo gastar com outras coisas”.

Como ciclista que usa bicicleta para seus deslocamentos, o gerente diz que, particularmente, vê uma vantagem no novo modelo: a aderência do pneu da bike à pista. “Por mais que tenha a tinta tenha abrasividade para não escorregar, ela não dá uma aderência tão boa, especialmente nas frenagens, como o pavimento normal”, avaliou.

Leia a matéria: https://www.metrojornal.com.br/foco/2018/09/11/novo-padrao-torna-ciclovia-mais-discreta-em-sa-paulo.html

1Comentário
  • ANTONIO CARLOS GOMES
    Postado às 11:06h, 12 setembro Responder

    bom dia falando na pintura de toda a parte de rolamento do ciclista não vamos nos esquecer que esse tipo de tinta é emborrachado ,fazendo com que o pneu não tenha tanto contato com o solo.

Escreva um comentário