Artigos

Prevenção para salvar crianças no trânsito!

Escrito por Portal ONSV

11 SET 2015 - 16H15

Com a cultura da prevenção, podemos salvar vidas de crianças no trânsito

Por Alex João Costa Gomes

Alguns números envolvendo crianças vítimas fatais ou não de acidentes de trânsito têm chamado a atenção daqueles que querem ver o trânsito brasileiro melhor e mais seguro, onde a cultura da paz impere e a vida esteja em primeiro lugar.

Segundo colaboradores de Segurança Viária das Nações Unidas, por ano, no Brasil, 15 mil crianças são hospitalizadas e aproximadamente cinco vão a óbito por dia nas vias brasileiras.

Para a Seguradora Líder – DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) seis crianças morrem e outras 51 ficam feridas diariamente - vítimas de acidentes de trânsito no país.  São informações levantadas até 2014.

Entre as questões que provocam esses acidentes fatais ou não, estão o descuido por aqueles que deveriam ser os primeiros a atentarem para a segurança de nossas crianças no trânsito brasileiro, ou seja, os pais ou responsáveis por aqueles que serão o futuro do Brasil. Quer seja por descuido não intencional ou por falta de informações acerca do assunto, ocorre que nosso futuro se perde no meio do caminho, pois muitas de nossas crianças estão sendo hospitalizadas ou sepultadas vítimas da violência no trânsito do país.

Medidas simples podem ser adotadas e, assim, teremos uma redução nesses números que hoje são indigestos. Observem alguns erros comuns:

- adultos utilizando o cinto de segurança enquanto que as crianças viajam soltas, sem segurança alguma no banco traseiro;

- crianças sentadas no banco da frente juntamente com adultos, às vezes sem o cinto de segurança ou usando o mesmo em ambos;

- crianças atrás viajando em pé, sem segurança alguma e com a cabeça entre os dois bancos dianteiros;

- crianças sentadas no mesmo banco do motorista;

- adultos transitando pelas ruas ou estradas com as crianças do lado da via, enquanto que os adultos vão do lado da calçada ou do acostamento;

- crianças sendo transportadas irregularmente em motocicletas;

- crianças viajando com a cabeça para fora da janela do veículo no banco da frente e/ou traseiro;

Esses são apenas alguns erros cometidos na condução das crianças em nosso trânsito, o leitor pode conhecer outros mais que colocam em risco a vida de nossos pequeninos. Adotar uma cultura de prevenção é possível sim, e agindo assim, respeitando as normas que regulam as relações no trânsito e colocando a vida em primeiro lugar, no caso específico das crianças, iremos contribuir efetivamente para a segurança viária em nosso país, até porque o trânsito que queremos somos nós que construímos.

Alex João Costa Gomes, com Bacharelado e Licenciatura Plena em História (UNIFAP – Universidade Federal do Amapá), policial Militar é ex-diretor-Presidente do Detran/AP

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.