Artigos

Relatório Sinais Vitais 2019, utiliza dados do OBSERVATÓRIO ao tratar de Mobilidade Urbana em Campinas

Escrito por Portal ONSV

08 JAN 2020 - 14H08

Produzido pela Fundação Urbe9, o Relatório Sinais Vitais (RSV) 2019, consultou o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, sobre dados referentes às estatísticas de trânsito de Campinas (SP), para a construção desse projeto.

O projeto é um estudo minucioso e abrangente de fatores independentes, mas fortemente conectados, que impactam o desenvolvimento das cidades, produzido pela Fundação Urbe9, entidade sem fins lucrativos, formada por profissionais de diversas áreas para fomentar iniciativas que desenvolvam a cidade e empoderem a sociedade.

Proporcionando assim, um foco sobre as prioridades que precisam ser consideradas pelos cidadãos e por todos aqueles que se propõe a administrar nossas cidades. Conectando o capital humano, social e financeiro às necessidades e oportunidades das cidades.

O décimo tema, que aborda a Mobilidade Urbana (entre as páginas 62 e 69), utilizou dados sobre estatísticas do trânsito em Campinas, fornecidos pelo OBSERVATÓRIO para a elaboração do capítulo, tratando de pontos como: mortes no trânsito, evolução da mortalidade no trânsito, custo total das mortes no trânsito, entre outros assuntos.

Segundo um dos diretores-fundadores da Urbe9, o Dr. Eduardo José Vanti Sancho: “O Relatório Sinais Vitais é um estudo analítico e panorâmico de fatores independentes, mas fortemente conectados, que impactam o desenvolvimento das cidades. Representa um verdadeiro ‘check-up’ anual dos municípios, medindo sua vitalidade, saúde econômica, tendências físicas e sociais, e indicando as áreas críticas para a qualidade de vida e o desenvolvimento das pessoas que neles vivem”, argumenta.

O RSV permite a consolidação de dados e informações, tanto de problemas, desafios, tendências e oportunidades, quanto das iniciativas de excelência na geração de impacto e inovação social, necessárias para o estabelecimento de boas políticas públicas e o efetivo engajamento de todos para uma cidade melhor.

O que proporciona, desse modo, uma bússola, um mapa, uma ferramenta de foco sobre as prioridades que precisam ser consideradas pelos cidadãos e por todos aqueles que se propõem a bem administrar nossas cidades, objetivando um futuro melhor e pleno de possibilidades.

 O Dr. Sancho esclarece quais serão os próximos passos: “Iniciar a série de Diálogos Vitais com os principais ‘stakeholders’ direta ou indiretamente envolvidos com os problemas e soluções apontados no RSV 2019. Começar a elaboração sistematizada das soluções de inovação social de alto impacto já disponíveis em nossa cidade e região, e começar a elaboração do RSV 2020”, finaliza.

Leia o Relatório Sinais Vitais 2019, em:

https://www.flipsnack.com/observatorio/urbe9-relato-rio-sinais-vitais-campinas-2019.html

webinar_modelo_preditivo_de_obitos_no_transito_brasileiro
Live

Webinar: Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro

Foi realizado ontem (25), o webinar “Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro”, promovido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, com o objetivo de apresentar e discutir o relatório técnico desenvolvido e publicado pela instituição. Considerando o atual cenário da mortalidade no país, esse relatório apresenta métodos com a finalidade de elaborar um modelo de aprendizado de máquina para estimar a quantidade de mortes no trânsito em âmbito nacional.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.