CARTA ABERTA AOS CANDIDATOS E CANDIDATAS AOS GOVERNOS ESTADUAIS
ELEIÇÕES 2018
ALERTA : PELA CONTINUIDADE DA FISCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES LEI SECAS NO BRASIL
Excelentíssimo(a) Senhor(a) Candidato(a) ao Governo do Estado,
Em 19 de Junho de 2008 foi promulgada a lei no11.705, a chamada LEI SECA, após anos de debates com a sociedade e entidades especialistas, considerada um grande avanço para o país na busca da redução dos índices de acidentes ocasionados pelo consumo do álcool e a direção de veículos.
Junto com a entrada da lei em vigor iniciaram-se as chamada OPERAÇÃO LEI SECA com o intuito de fiscalizar e punir os motoristas que desrespeitam a legislação. No decorrer de suas atuações, as operações passaram a incluir outros itens na fiscalização atendendo o Código de Trânsito Brasileiro, como a regularização do veículo, de modo que itens como IPVA/DPVAT/Licenciamento/etc., também são inspecionados. O avanço na fiscalização incluiu a esfera criminal, com a fiscalização de drogas / armas / veículos roubados / etc.
Pesquisas conduzidas pelo Observatório em parceria com universidades federais, utilizando dados da Coordenação Nacional das Operações LEI SECA, evidenciam que nos locais onde mais se fiscaliza menor é a incidência da combinação de risco álcool e direção. Portanto, a LEI SECA é de uma iniciativa indiscutivelmente EFETIVA para a redução das mortes no trânsito no país.
Tal alerta se faz necessário diante ao eminente risco que temos em todas as eleições onde candidatos(as) mau assessorados(as), prometendo e se comprometendo com ações populistas que na prática seriam um retrocesso, envolvendo inclusive o risco de morte da população, e que aos olhos ingênuos e de desconhecimento do cidadão, aparenta ser uma boa iniciativa.
OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA E COORDENAÇÃO NACIONAL DAS OPERAÇÕES LEI SECA
Sobre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária:
Uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, sem fins lucrativos, totalmente dedicada a desenvolver ações que contribuam de maneira efetiva para a diminuição dos elevados índices de acidentes de trânsito no Brasil.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.