Dentro da Década de Ações da Segurança Viária a qual o Brasil é signatário, o tema velocidade é um dos que merece destaque das autoridades.
A redução da velocidade nos centros urbanos para incentivar a preservação da vida dos pedestres, a fiscalização dos abusos cometidos e que colocam a vida dos usuários das vias em risco são pontos que merecem a atenção.
Nesse sentido, em meio ao processo de revisão do Código de Trânsito Brasileiro – CTB em que a proibição ao trânsito de motocicletas com cilindrada igual ou inferior a 250cc é debatido como proposta de segurança (tema esse que o Observatório entende precisa ser bem debatido, pois há cidades cortadas por rodovias)somos surpreendidos com a noticia de um condutor que com sua motocicleta esportiva de 1000 cilindradas anotou pouco mais de 400 Km/h em uma rodovia no interior de São Paulo.
Felizmente essa atitude impensada não resultou em acidente ou veio a ferir alguém, entretanto as consequências seriam desastrosas caso algo desse errado.
As consequências do impacto de uma motocicleta com tais características em um veículo com pessoas no seu interior soariam como uma nova tragédia no já sanguinário trânsito do Brasil repercutiria por alguns dias no noticiário, mas com exceção das famílias eventualmente enlutadas, passaria.
Não podemos mais aceitar que as vias públicas sejam palco de ações como a aqui relatada, e que com frequência acontecem, não com os mesmos 400Km/h, mas bem acima do limite permitido quando se toma por base os 120Km/h como a maior velocidade máxima permitida no Brasil e que povoam as redes sociais, por tal razão apoiamos as ações das autoridades para coibir esse tipo de conduta.
A vida é muito frágil para ser colocada a prova, notadamente em vias públicas, lembrando que atualmente é comum a realização dos chamados track days para aqueles que gostam, possam acelerar em locais seguros.
A velocidade que empolga é a mesma que mata, pense nisso, seja consciente, respeite as regras, mantenha-se vivo.
Renato Campestrini
Ind. 09/OUT/2017.
MORTES NO TRÂNSITO CRESCEM 13,5% NA ÚLTIMA DÉCADA; OBSERVATÓRIO E UFPR COMENTAM DADOS À REVISTA FAPESP
A edição de outubro da revista Pesquisa Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), única revista jornalística especializada em cobrir a produção científica e tecnológica do Brasil, destacou o aumento de 13,5% em mortes no trânsito na última década no Brasil. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) foram consultados pela reportagem para avaliar os possíveis motivos desse aumento.
IMPRUDÊNCIA NO TRÂNSITO E TRAVESSIA INDEVIDA EM LINHA FÉRREA É DESTAQUE DO AL TV 1 EDIÇÃO
A imprudência dos motoristas continua sendo a principal causa para os sinistros de trânsito no Brasil, são cerca de 40 mil vítimas por ano. O instrutor e Observador Certificado, Walter Lima, falou sobre maneiras de evitar envolvimento em ocorrências de trânsito durante o AL TV 1ª Edição, da TV Gazeta de Alagoas, afiliada à TV Globo naquele estado.
OBSERVADOR CERTIFICADO FALA SOBRE MELHORIA DE TRÁFEGO E MOBILIDADE COM INAUGURAÇÃO DE PONTE EM RECIFE/PE
Programada para ser inaugurada no primeiro semestre de 2024 pela prefeitura de Recife, no estado de Pernambuco, a ponte Engenheiro Jaime Gusmão, popularmente conhecida como ponte Iputinga-Monteiro, deve encurtar o percurso entre as zonas Norte e Oeste da capital pernambucana. O Observador Certificado e especialista em mobilidade urbana e fiscalização de trânsito, Emanoel Silva, falou recentemente sobre a importância dessa obra na Rádio Jornal, para a melhoria do tráfego na cidade.
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