Em meio a tantas notícias ruins, nada como um sopro de otimismo em relação à violência do trânsito brasileiro. No portal da Seguradora Líder, responsável pelo pagamento de indenizações por mortes e feridos em acidentes, o boletim estatístico relativo ao ano passado trouxe uma grande surpresa.
Apesar de escassa repercussão nos meios de comunicação, está lá com todas as letras: "Em 2016, as indenizações gerais pagas pelo DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) registraram redução ante 2015. Os casos de invalidez permanente, apesar de representarem a maioria das indenizações no período (80%), caíram 33%. As mortes reduziram-se em 21% e sua participação foi menor em relação às demais coberturas (7%). Em despesas médicas, houve 42% menos indenizações."
Em números absolutos, perderam a vida em ruas e estradas brasileiras no ano passado 33.547 pessoas entre motoristas, pedestres e motociclistas.
Ainda de acordo com o boletim, prossegue a mesma tendência dos anos anteriores: a motocicleta representou a maior parte das indenizações, 76%, apesar de significar apenas 27% da frota nacional.
Ao levar em conta que apenas cinco anos atrás as vítimas em acidentes fatais chegaram a mais de 55 mil pelo mesmo critério estatístico, a evolução impressiona. Claro que ressalvas precisam ser feitas: antes os pedidos de indenização retroagiam há 10 anos (agora, três anos), um incentivo a fraudes.
A própria Líder deve ter apertado seus controles sobre indenizações suspeitas depois de casos rumorosos apontados em investigações. Tem outra: a frota brasileira de veículos também diminuiu drasticamente o ritmo de crescimento, como já registrado nessa coluna.
Ao mesmo tempo, a retração de consumo de combustível por veículos leves em grandes centros urbanos aponta para menos circulação e, portanto, menor probabilidade de acidentes. Ainda assim, esses dados indicam um cenário alentador em termos de esforço com resultados de governos, entidades públicas, organizações civis e não governamentais, além de melhoria nos próprios veículos em circulação tanto em segurança passiva quanto ativa.
Um dos movimentos marcantes foi o Maio Amarelo, mês dedicado a estimular ações coordenadas e incentivadas pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) com apoio de entidades de vários setores. Contabilizado ao longo de junho passado, os números impressionam.
Mais de quatro mil ações em diversas cidades do país; 80 mil likes nas páginas oficiais do movimento no Facebook; cinco milhões de pessoas alcançadas na rede, com 500 mil acessos no site (entre janeiro e maio de 2017); mais de quatro mil empresas e entidades (públicas e particulares) promovendo atividades; dois milhões de visualizações nos dois vídeos da campanha; mais de 385% de aumento de mídia espontânea em relação a 2016 e mais de 115% de aumento nas palavras "Maio Amarelo" em pesquisas do Google.
Vamos agir juntos por um trânsito mais seguro. Que o bom resultado de 2016 seja tendência e não apenas melhora pontual... Que seja um estímulo para todos.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.