Artigos

Calçado adequado é sinônimo de segurança no trânsito

Escrito por Portal ONSV

16 OUT 2018 - 16H46

Alertar sobre o calçado adequado para dirigir é sempre importante. O Jornal Diário do Nordeste abordou o assunto e utilizou as orientações dadas pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária para tratar o tema. A orientação geral do OBSERVATÓRIO é que o pé precisa de conforto para apertar os pedais. A solução é utilizar um calçado adequado para evitar as multas e até acidentes. Chinelos, sandálias e rasteirinhas "não devem nunca ser adotados no volante", bem como "saltos e solados lisos também devem ser abolidos ao entrar no carro", explica a entidade.

Tamancos

No caso das mulheres, sandálias tipo anabela, plataformas e tamancos podem dificultar a avaliação da distância dos pedais e também a noção de força ao acioná-los, segundo o OBSERVATÓRIO.

Existe ainda a possibilidade de eles se enroscarem nos pedais. Já em dias de chuva, é importante utilizar calçados antiderrapantes.

Não há proibição quanto à prática de dirigir com os pés descalços, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, mas o OBSERVATÓRIO chama a atenção para o fato de que em dias muito quentes - típicos do Ceará -, os pedais podem ficar superaquecidos e provocar desconforto principalmente para motociclistas, que também apoiam os pés no asfalto.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.