Matéria da Rádio CBN Campinas divulgou o aumento de 163% nas indenizações pagas para motociclistas e ciclomotores nos últimos 10 anos. José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, analisou os números.
Ramalho alertou para os problemas decorrentes da falta de empenho dos órgãos públicos e da sociedade para a melhoria da mobilidade urbana e conscientização sobre as leis de trânsito.
“Existe uma busca por esse modelo de modal, que dá ao cidadão uma mobilidade maior, em função até da falta de transporte público. O cidadão prefere ter uma motocicleta, com isso ele se desloca a qualquer hora, a qualquer lugar, dentro do modelo de deslocamento que ele escolher”.
Além dos acidentes de trânsito, estão as complicações e gastos com os acidentados, conforme explica o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.
“Um acidente quando ocorre com a motocicleta, infelizmente, se ele não leva ao óbito o motociclista, ele causa lesões muito graves. O que é muito mais grave do ponto de vista social, porque ele cria um deslocamento de recuperação, de cirurgia e manutenção dessa pessoa em função do acidente. Isso gera gastos elevadíssimos, para você ter uma ideia, o Brasil gasta hoje 50 bilhões por ano só para atender vítimas de acidentes de trânsito”.
Ramalho ainda alerta, antes de encerrar: “O ambiente do trânsito, é um ambiente que deve ser compartilhado com todos os tipos de deslocamentos, bicicletas, pedestres e tem que haver o respeito mútuo, infelizmente o cidadão quando vai para o trânsito se transforma”.
Ouça a matéria completa em: https://www.portalcbncampinas.com.br/2019/09/presidente-do-observatorio-nacional-de-seguranca-viaria-jose-aurelio-ramalho-fala-sobre-o-numero-de-indenizacoes-para-motocicletas-e-ciclomotores-feitas-pelo-dpvat/
Membro do Conselho Deliberativo, Prof. Jorge Tiago Bastos, ministra palestra para a PRF
No último dia 02, o membro do Conselho Deliberativo do Observatório e integrante do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Professor Jorge Tiago Bastos ministrou uma palestra sobre Sistemas Seguros e Visão Zero.
CEO do Observatório participa de Audiência Pública no Supremo Tribunal Federal
O STF (Supremo Tribunal Federal) realizou nesta segunda-feira, 09, uma audiência pública que debateu sobre o vínculo empregatício entre motoristas de aplicativos e as plataformas digitais.
Observador Certificado discute em Brasília o trânsito na fronteira entre Corumbá/MS e Bolívia
A cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, é uma das muitas que fazem fronteira com a Bolívia. Essa característica fronteiriça resulta em um trânsito intenso no município, devido à alta presença de veículos pesados e ao aumento da circulação de motoristas de diferentes nacionalidades.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.