“A atitude tomada é acertada, visto que ainda precisamos oferecer a educação para o trânsito a todos, especialmente àqueles que nunca tiveram contato com o CTB”
O Contran revogou a resolução nº
706/2017, que previa a aplicação de penalidades por infrações de trânsito a
pedestres e ciclistas. O Conselho acatou sugestão feita pelo OBSERVATÓRIO
Nacional de Segurança Viária e entendeu que o assunto exige discussões que envolvem
engenharia, educação e fiscalização de trânsito. “Antes de estabelecer sanções,
deve-se promover efetiva campanha educativa para que todos os envolvidos no
trânsito respeitem aqueles que são mais vulneráveis e que eles próprios saibam
como ter uma atitude preventiva de acidentes”, posicionou-se o órgão. A
fiscalização de pedestres e ciclistas, era prevista para ter início no dia 1º
de março deste ano.
O OBSERVATÓRIO congratula o Contran
pela revogação. “A atitude tomada é acertada, visto que ainda precisamos
oferecer a educação para o trânsito a todos, especialmente àqueles que nunca
tiveram contato com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro)”, assevera José
Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO
Para o OBSERVATÓRIO, o principal motivo
que ratifica a inviabilidade da medida diz respeito à ausência da Educação para
o Trânsito nas escolas, determinação prevista no CTB, mas que ainda não recebeu
a devida atenção do Poder Público.
Com as noções do que é o trânsito e o
que ele representa no dia a dia, o cidadão tem condições de evitar situações de
risco e, consequentemente, evitar infrações que podem ser imputadas também
àqueles que realizam deslocamentos a pé ou de bicicleta.
“O caminho correto e natural é, primeiro
educamos e posteriormente punimos aqueles que não venham a respeitar o que
determina a lei.”, finaliza o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.
Regulamentação e Segurança: CEO do OBSERVATÓRIO fala ao SP2 sobre serviço de transporte por motocicletas
Na última sexta-feira, dia 16, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, concedeu entrevista ao telejornal SP2, da TV Globo, para comentar sobre o serviço de transporte por motocicletas via aplicativo na capital paulista, que voltou a ser tema de debate após mais uma suspensão desse tipo de operação na cidade de São Paulo.
A guerra silenciosa nas vias brasileiras
Guerras mobilizam nações, dominam manchetes e provocam comoção mundial. Enquanto isso, uma tragédia de proporções equivalentes ou maiores acontece diariamente nas ruas e estradas do mundo: a carnificina silenciosa do trânsito. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem anualmente em acidentes de trânsito – número superior às vítimas de muitos conflitos armados contemporâneos combinados. No Brasil, são mais de 30 mil vidas perdidas por ano nas estradas. Por que, então, não declaramos estado de emergência diante desta devastação cotidiana?
Barueri abre ações do Maio Amarelo em parceria com Observatório e Uber
Barueri abriu o Maio Amarelo 2025 com duas ações simultâneas: uma solenidade, com diversas autoridades municipais, na Câmara Municipal e uma abordagem educativa, num dos locais mais movimentados no centro da cidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.