“A atitude tomada é acertada, visto que ainda precisamos oferecer a educação para o trânsito a todos, especialmente àqueles que nunca tiveram contato com o CTB”
O Contran revogou a resolução nº
706/2017, que previa a aplicação de penalidades por infrações de trânsito a
pedestres e ciclistas. O Conselho acatou sugestão feita pelo OBSERVATÓRIO
Nacional de Segurança Viária e entendeu que o assunto exige discussões que envolvem
engenharia, educação e fiscalização de trânsito. “Antes de estabelecer sanções,
deve-se promover efetiva campanha educativa para que todos os envolvidos no
trânsito respeitem aqueles que são mais vulneráveis e que eles próprios saibam
como ter uma atitude preventiva de acidentes”, posicionou-se o órgão. A
fiscalização de pedestres e ciclistas, era prevista para ter início no dia 1º
de março deste ano.
O OBSERVATÓRIO congratula o Contran
pela revogação. “A atitude tomada é acertada, visto que ainda precisamos
oferecer a educação para o trânsito a todos, especialmente àqueles que nunca
tiveram contato com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro)”, assevera José
Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO
Para o OBSERVATÓRIO, o principal motivo
que ratifica a inviabilidade da medida diz respeito à ausência da Educação para
o Trânsito nas escolas, determinação prevista no CTB, mas que ainda não recebeu
a devida atenção do Poder Público.
Com as noções do que é o trânsito e o
que ele representa no dia a dia, o cidadão tem condições de evitar situações de
risco e, consequentemente, evitar infrações que podem ser imputadas também
àqueles que realizam deslocamentos a pé ou de bicicleta.
“O caminho correto e natural é, primeiro
educamos e posteriormente punimos aqueles que não venham a respeitar o que
determina a lei.”, finaliza o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.
Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo
O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.
PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná
O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.
Iluminação pública contribui para o trânsito seguro
Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.