Dezembro chegou e com isso muita gente está se preparando para sair de férias, seja do trabalho ou mesmo da escola. O Programa Laço Amarelo separou alguns itens para que você vá e volte em segurança da sua diversão.
Para viajar de férias, lembre-se de visitar o mecânico antes de pegar a estrada. Durante todo o ano, usamos o carro para tudo e por isso agora, é fundamental que você separe um tempo para revisar todos os componentes para um bom funcionamento do veículo: pneus, freios, óleo, embreagem, água, limpador de para-brisas, faróis ou seja, tudo deve estar funcionando adequadamente para que você não fique na estrada e atrapalhe o passeio.
Com o carro em ordem e tudo revisado, é importante lembrar que as crianças precisam do equipamento de proteção adequado para transitar. Vamos lembrar quais são: os bebês até um ano devem viajar no bebê conforto. Ele é instalado no banco de trás dos veículos, de costas para os bancos da frente, tudo isso para proteger, principalmente a cabeça da criança. Depois de fazer um ano ou quando a criança já está empurrando o encosto do banco de trás com os pezinhos, já está na hora de ir para a cadeirinha. Até os quatro anos, é a cadeirinha o lugar mais seguro para as crianças dentro do carro. A partir dos quatro anos até aproximadamente sete anos e meio, é no assento de elevação que esse passageiro deve viajar de forma segura. Só depois de colocar os dois pés inteiros no chão do carro, é que a criança pode usar só o cinto de segurança para transitar num veículo.
Lembrando que, na moto, as crianças só devem andar depois dos 10 anos de idade e apoiando os pés nas pedaleiras. Antes disso, a moto não deve transportar crianças.
Depois de todos os passageiros de cinto, é importante escolher o trajeto, olhar as condições do tempo e pegar a estrada, respeitando toda a sinalização do trânsito.
Chegando ao destino ou mesmo quem fica em casa, é importante orientar as crianças onde brincar. Afinal, quase todos têm bicicleta, skate ou mesmo o patinete. Transitar com esses veículos em qualquer rua ou calçada é perigoso. Importante escolher uma praça ou mesmo um parque para que a brincadeira não vire dor de cabeça.
Lembrar também de usar os equipamentos de proteção adequados a cada veículo, mesmo não sendo obrigatório, é importante para a proteção de quem transita.
Com todos esses cuidados, tenho certeza que suas férias serão inesquecíveis, com muitas histórias para contar! Um ótimo final de ano e que venha um 2020 repleto de bons caminhos! Até lá!
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ
O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.
SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA
Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.
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