Discutimos constantemente a importância das infraestruturas das vias serem melhoradas, sinalizações, preparação de novos condutores, fiscalização para mudanças de hábitos, mas o que parece ser o maior desafio para a redução de acidentes é que o comportamento do motorista seja realmente modificado, no Brasil 94% dos acidentes de trânsito são ocasionados por falha humana, isto reforça a preocupação na reeducação dos motoristas atuais e preparação na educação das gerações que virão pela frente.
Apesar da Lei Seca ter completado 10 anos de implementação no ano passado, o Ministério da Saúde publicou que cresceram em 16% o número de motoristas que admitem dirigir após o consumo de álcool, o que nos faz pensar que simplesmente falar-“ se beber não dirija”- não é o suficiente, metodologias europeias de educação para uma mudança de comportamento no trânsito trabalha o incentivo à cultura do autocontrole com bafômetros individuais fomentando a auto análise voluntária do condutor antes de dirigir.
Mesmo sabendo que a tolerância do álcool no Brasil é zero, ainda existem dúvidas de quanto tempo após o consumo o motorista pode dirigir, poucos motoristas pensam duas vezes antes de pegar no volante no dia seguinte após o consumo, queremos orientar estes motoristas que os riscos em dirigir na ressaca, são tão grandes quanto ao risco em dirigir embriagado, não existe tempo certo determinado, tudo depende da quantidade e qual bebida foi consumida, altura e peso do condutor, cada organismo metaboliza o álcool de maneira diferente, para solucionar estas situações de incertezas o bafômetro individual auxilia na construção de decisão em dirigir com segurança.
A cultura do autocontrole é reforçar ao motorista a responsabilidade dele como condutor, proporcionando a ferramenta necessária para o autoteste e oferecendo discrição ao motorista quando estiver dúvidas se pode dirigir. Convidamos todos os motoristas, gerentes de frotas, educadores no trânsito, influenciadores para um trânsito mais pacífico a rever a maneira de lidar com a segurança no trânsito, a prevenção é um investimento barato, necessário e que propõe resultados.
Não é uma questão somente de evitar flagrantes desagradáveis e possíveis penalidades, mas sim evitar que acidentes ocorram e que o motorista esteja ciente 100% das suas condições antes de dirigir.
Para campanhas educativas e institucionais promovendo o consumo responsável e a mobilidade com segurança, nós trabalhamos com a embalagem abaixo, fazemos também produto personalizado para a sua empresa dependendo da quantidade.
Contribuição de conteúdo encaminhada ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
Para maiores informações: miriam.pimentel@ags-cs.com.br e Whatsapp (11) 984440680.
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.