Artigos

Cultura do autocontrole, o que é isto?

Escrito por Portal ONSV

18 ABR 2019 - 16H18

Discutimos constantemente a importância das infraestruturas das vias serem melhoradas, sinalizações, preparação de novos condutores, fiscalização para mudanças de hábitos, mas o que parece ser o maior desafio para a redução de acidentes é que o comportamento do motorista seja realmente modificado, no Brasil 94% dos acidentes de trânsito são ocasionados por falha humana, isto reforça a preocupação na reeducação dos motoristas atuais e preparação na educação das gerações que virão pela frente.

Apesar da Lei Seca ter completado 10 anos de implementação no ano passado, o Ministério da Saúde publicou que cresceram em 16% o número de motoristas que admitem dirigir após o consumo de álcool, o que nos faz pensar que simplesmente falar-“ se beber não dirija”- não é o suficiente, metodologias europeias de educação para uma mudança de comportamento no trânsito trabalha o incentivo à cultura do autocontrole com bafômetros individuais fomentando a auto análise voluntária do condutor antes de dirigir.

Mesmo sabendo que a tolerância do álcool no Brasil é zero, ainda existem dúvidas de quanto tempo após o consumo o motorista pode dirigir, poucos motoristas pensam duas vezes antes de pegar no volante no dia seguinte após o consumo, queremos orientar estes motoristas que os riscos em dirigir na ressaca, são tão grandes quanto ao risco em dirigir embriagado, não existe tempo certo determinado, tudo depende da quantidade e qual bebida foi consumida, altura e peso do condutor, cada organismo metaboliza o álcool de maneira diferente, para solucionar estas situações de incertezas o bafômetro individual auxilia na construção de decisão em dirigir com segurança.

A cultura do autocontrole é reforçar ao motorista a responsabilidade dele como condutor, proporcionando a ferramenta necessária para o autoteste e oferecendo discrição ao motorista quando estiver dúvidas se pode dirigir. Convidamos todos os motoristas, gerentes de frotas, educadores no trânsito, influenciadores para um trânsito mais pacífico a rever a maneira de lidar com a segurança no trânsito, a prevenção é um investimento barato, necessário e que propõe resultados.

Não é uma questão somente de evitar flagrantes desagradáveis e possíveis penalidades, mas sim evitar que acidentes ocorram e que o motorista esteja ciente 100% das suas condições antes de dirigir.

Para campanhas educativas e institucionais promovendo o consumo responsável e a mobilidade com segurança, nós trabalhamos com a embalagem abaixo, fazemos também produto personalizado para a sua empresa dependendo da quantidade.

Contribuição de conteúdo encaminhada ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.

Para maiores informações: miriam.pimentel@ags-cs.com.br e Whatsapp (11) 984440680.

Mudanca_prova_pratica_detran_pe
Observadores Certificados

MUDANÇAS NA PROVA PRÁTICA DO DETRAN-PE DIVIDEM OPINIÕES DE ESPECIALISTAS

A Rádio Jornal de Pernambuco informou recentemente sobre uma mudança na prova prática da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria B (automóvel) que divide opiniões de especialistas no estado do Pernambuco. Para avaliar a alteração, o especialista em Mobilidade e Observador Certificado, Emanoel Silva, foi consultado pela reportagem e comentou sobre esse tema.

Webinar_lei_seca
Webinar

WEBINAR LEI SECA: A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMPROVAÇÃO DA ALCOOLEMIA E A MODIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTO

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou hoje (27), às 10h, o Webinar “Lei Seca: A evolução dos meios de comprovação da alcoolemia e a modificação do comportamento". O encontro teve a mediação do head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO, Pedro Borges, e como convidados, os Observadores Certificados, Arthur Magalhães – autor do projeto - e Samuel Morgan.

Programa_Observador_Certificado_Delcides_Araujo
Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO: PROGRAMA VISA EVOLUÇÃO DAS POLÍTICAS DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Criado e promovido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, o programa Observador Certificado visa estimular o aprimoramento de profissionais que já atuam na área, facilitando o acesso a informações, recursos e ferramentas para as melhores práticas de segurança viária e veicular em suas cidades e região. O Observador Certificado Delcides Araújo, de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, ressalta os desafios e relevância desses profissionais para promover a cultura da segurança viária no município.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto