Artigos

Cultura do autocontrole, o que é isto?

Escrito por Portal ONSV

18 ABR 2019 - 16H18

Discutimos constantemente a importância das infraestruturas das vias serem melhoradas, sinalizações, preparação de novos condutores, fiscalização para mudanças de hábitos, mas o que parece ser o maior desafio para a redução de acidentes é que o comportamento do motorista seja realmente modificado, no Brasil 94% dos acidentes de trânsito são ocasionados por falha humana, isto reforça a preocupação na reeducação dos motoristas atuais e preparação na educação das gerações que virão pela frente.

Apesar da Lei Seca ter completado 10 anos de implementação no ano passado, o Ministério da Saúde publicou que cresceram em 16% o número de motoristas que admitem dirigir após o consumo de álcool, o que nos faz pensar que simplesmente falar-“ se beber não dirija”- não é o suficiente, metodologias europeias de educação para uma mudança de comportamento no trânsito trabalha o incentivo à cultura do autocontrole com bafômetros individuais fomentando a auto análise voluntária do condutor antes de dirigir.

Mesmo sabendo que a tolerância do álcool no Brasil é zero, ainda existem dúvidas de quanto tempo após o consumo o motorista pode dirigir, poucos motoristas pensam duas vezes antes de pegar no volante no dia seguinte após o consumo, queremos orientar estes motoristas que os riscos em dirigir na ressaca, são tão grandes quanto ao risco em dirigir embriagado, não existe tempo certo determinado, tudo depende da quantidade e qual bebida foi consumida, altura e peso do condutor, cada organismo metaboliza o álcool de maneira diferente, para solucionar estas situações de incertezas o bafômetro individual auxilia na construção de decisão em dirigir com segurança.

A cultura do autocontrole é reforçar ao motorista a responsabilidade dele como condutor, proporcionando a ferramenta necessária para o autoteste e oferecendo discrição ao motorista quando estiver dúvidas se pode dirigir. Convidamos todos os motoristas, gerentes de frotas, educadores no trânsito, influenciadores para um trânsito mais pacífico a rever a maneira de lidar com a segurança no trânsito, a prevenção é um investimento barato, necessário e que propõe resultados.

Não é uma questão somente de evitar flagrantes desagradáveis e possíveis penalidades, mas sim evitar que acidentes ocorram e que o motorista esteja ciente 100% das suas condições antes de dirigir.

Para campanhas educativas e institucionais promovendo o consumo responsável e a mobilidade com segurança, nós trabalhamos com a embalagem abaixo, fazemos também produto personalizado para a sua empresa dependendo da quantidade.

Contribuição de conteúdo encaminhada ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.

Para maiores informações: miriam.pimentel@ags-cs.com.br e Whatsapp (11) 984440680.

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.