Em alusão ao movimento Maio Amarelo, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), realizará diversas atividades educativas em faculdades da capital e na sede da OAB durante o mês de maio, com o propósito de levar a mensagem de conscientização no trânsito para a população.
O movimento é realizado mundialmente para colocar em pauta o tema segurança viária e chamar atenção de todas as esferas da sociedade – órgãos do governo, empresas, sociedade civil -, para os altos índices de acidentes de trânsito, propondo uma mudança de comportamento a ser adotada de forma contínua. No trânsito, o amarelo significa atenção e simboliza advertência, por isso a escolha da cor para a campanha.
Para o Maio Amarelo de 2019, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) trouxe o “Manifesto pela Vida” com o objetivo de construir um alicerce para que representantes de todos os grupos e movimentos sociais se unam em função de um bem maior: A vida. A ideia é que não importa qual causa você defenda, se você defende a do trânsito, salva todas as outras.
Ao longo de todo o mês, servidores do Detran/AL lotados nos setores de Educação para o Trânsito e Lei Seca realizarão ações educativas na capital maceioense, abertas a toda a população de forma gratuita. O presidente da OAB/AL, Nivaldo Barbosa, destacou a parceria com o Detran/AL pela necessidade da conscientização a população sobre os cuidados no trânsito. “A OAB Alagoas está feliz com essa parceria e, principalmente, por levar esta campanha para todo o estado de Alagoas. O Maio Amarelo é muito importante para conscientizar os motoristas em relação aos altos índices de acidentes, principalmente causados pela infeliz combinação entre álcool e direção”, aponta.
De acordo com o diretor-presidente do Detran/AL, Adrualdo Catão, as atividades que serão desenvolvidas graças a essa união reforçam a importância e amplitude da campanha. “Não é um movimento só do poder público e das autoridades de trânsito, ele tem que envolver toda a sociedade civil e a parceria com a OAB demonstra essa abrangência do Maio Amarelo”, afirma.
Blitz Educativa
A palestra “Trânsito Seguro e Sem Álcool: Uma responsabilidade de todos”, que realizada dia 16 na sede da OAB/AL e em faculdades de Maceió no decorrer de maio, tem o objetivo de realizar a apresentação do trabalho e resultados obtidos com o fortalecimento da operação Lei Seca em Alagoas, política pública que teve notório impacto na redução dos índices de acidentes de trânsito durante os últimos anos.
Na palestra, o coordenador da operação e presidente do Fórum Permanente das Operações Lei Seca no Brasil, tenente Emanuel Costa, aponta a evolução da fiscalização em Alagoas com o apoio de dados estatísticos e explicativos, bem como esclarece as principais dúvidas dos participantes a partir de demonstrações ao vivo sobre como é feito o teste do bafômetro.
Os participantes também tem a oportunidade de aprender sobre a durabilidade do álcool no organismo utilizando exemplos práticos, como enxaguante bucal e cerveja sem álcool. O momento educativo também chama atenção para as consequências do descuido no trânsito, e exibe vídeos com depoimentos de vítimas de acidentes para conscientizar os presentes a partir da sensibilidade e empatia.
Economizar reduzindo acidentes
Com o tema “Inovar economizando dinheiro público”, o chefe de educação para o trânsito do Detran/AL, conselheiro estadual de trânsito e engenheiro civil, Antonio Monteiro, abordará, na terça-feira (21), também na sede da OAB/AL, de que maneira a redução no índice de acidentes, nas entradas hospitalares e no número de vítimas em decorrência de acidentes fatais de trânsito impactam na economia estatal.
A preservação de vidas, além de poupar o sofrimento de diversas famílias, beneficia a sociedade como um todo, uma vez que traz um ganho para o Estado a nível social e financeiro. A proposta da palestra é apontar, com base em levantamentos estatísticos, como a prevenção de acidentes pode economizar uma quantidade considerável de verba pública que poderia ser investida em outras áreas.
Segundo um levantamento do Detran/AL baseado numa estimativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as ações educativas e de fiscalização realizadas pelo órgão executivo de trânsito e instituições parceiras fizeram com que quase 17.000 pessoas a menos dessem entrada hospitalar em decorrência de acidentes de trânsito na Unidade de Emergência Daniel Houly e Hospital Geral do Estado (HGE) nos últimos cinco anos, o que poupou R$228 milhões aos cofres públicos de Alagoas.
Observatório divulga resultado final da 12ª turma de Observadores Certificados
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária divulga hoje (13/09), o resultado do processo de certificação da 12ª turma de Observadores Certificados. Ao todo, 76 candidatos atenderam os requisitos mínimos. Desses, 56 foram aprovados em todas as etapas do processo, que incluiu curso online, realização de atividades e avaliação final.
Observatório disponibiliza campanha da Semana Nacional de Trânsito 2024
CEO do Observatório participa de live com Observadora Certificada
O CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou na última sexta-feira (6) de uma live no Instagram junto com a Observadora Certificada, Jackeline Santos, através do perfil Rádio em Trânsito, considerada a primeira rádio web que informa, orienta e entrevista pessoas da área de trânsito.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.