Após dois anos de isolamento, muitas famílias irão aproveitar as férias viajando
É um momento de relaxar e aproveitar o descanso em família, além de proporcionar momentos para posteriores memórias afetivas. Mas não podemos relaxar com a manutenção do veículo e cuidados com a segurança de todos.
Quando falamos desta época do ano, não podemos deixar de enfatizar também, sobre a necessidade de comportamentos seguros e a prevenção de risco durante o percurso, que na verdade começam antes de todos entrarem no veículo.
Vale salientar que nesta época do ano, o fluxo de veículos aumenta nas rodovias e que fazer uma prévia pesquisa utilizando apps é uma boa dica para verificar como estarão: o clima, o fluxo, as rotas mais seguras e com menos congestionamento. Além disso, é bem melhor e seguro viajar descansado, durante o dia, alimentar-se de forma saudável e evitar ingerir bebidas alcoólicas mesmo que seja no dia anterior.
Faça a revisão veicular com o seu mecânico de confiança, pelo menos uma semana antes da viagem, caso tenha que trocar alguma peça ou fazer algum reparo que demande tempo. Lembre-se: lugar de crianças com menos de 10 anos e 1,45m de altura é no banco de trás, com o cinto afivelado na cadeirinha correspondente ao tamanho e peso. Os braços dos adultos são fortes, mas não conseguem segurá-los em caso de freada brusca ou batidas. Portanto, não negociem com as crianças, o lugar mais seguro é na cadeirinha.
Podem ser programadas paradas para que todos possam esticar as pernas, tomarem água, irem ao banheiro, sempre priorizando a segurança e o bem-estar de todos. Verifiquem os pneus, inclusive o step, macaco, triângulo de sinalização e extintor de incêndio com a data de validade vigente e os freios. Verifique a parte elétrica, para-brisas, espelhos retrovisores, se a documentação está em dia, se os cintos de segurança estão em condições de uso. Todos utilizando os equipamentos de proteção individual adequados à cada tipo de veículo.
Planeje bem o tempo e não cometa imprudências, ultrapassando em local com pouca visibilidade ou pelo acostamento. Durante a viagem, mantenha sempre o farol aceso para a segurança de todos. Não se esqueça que o bem maior é a sua família! Essa peça não tem reposição nem troca!
Cuidado e prudência, pois o que deve ficar marcado na memória são as boas lembranças desta viagem de férias!
Juntos salvamos vidas!
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.