Artigos

ENFIM, FÉRIAS ESCOLARES

Escrito por Portal ONSV

14 JUL 2022 - 09H19

Após dois anos de isolamento, muitas famílias irão aproveitar as férias viajando

É um momento de relaxar e aproveitar o descanso em família, além de proporcionar momentos para posteriores memórias afetivas. Mas não podemos relaxar com a manutenção do veículo e cuidados com a segurança de todos.

Quando falamos desta época do ano, não podemos deixar de enfatizar também, sobre a necessidade de comportamentos seguros e a prevenção de risco durante o percurso, que na verdade começam antes de todos entrarem no veículo.

Vale salientar que nesta época do ano, o fluxo de veículos aumenta nas rodovias e que fazer uma prévia pesquisa utilizando apps é uma boa dica para verificar como estarão: o clima, o fluxo, as rotas mais seguras e com menos congestionamento. Além disso, é bem melhor e seguro viajar descansado, durante o dia, alimentar-se de forma saudável e evitar ingerir bebidas alcoólicas mesmo que seja no dia anterior.

Faça a revisão veicular com o seu mecânico de confiança, pelo menos uma semana antes da viagem, caso tenha que trocar alguma peça ou fazer algum reparo que demande tempo. Lembre-se: lugar de crianças com menos de 10 anos e 1,45m de altura é no banco de trás, com o cinto afivelado na cadeirinha correspondente ao tamanho e peso. Os braços dos adultos são fortes, mas não conseguem segurá-los em caso de freada brusca ou batidas. Portanto, não negociem com as crianças, o lugar mais seguro é na cadeirinha.

Podem ser programadas paradas para que todos possam esticar as pernas, tomarem água, irem ao banheiro, sempre priorizando a segurança e o bem-estar de todos. Verifiquem os pneus, inclusive o step, macaco, triângulo de sinalização e extintor de incêndio com a data de validade vigente e os freios. Verifique a parte elétrica, para-brisas, espelhos retrovisores, se a documentação está em dia, se os cintos de segurança estão em condições de uso. Todos utilizando os equipamentos de proteção individual adequados à cada tipo de veículo.

Planeje bem o tempo e não cometa imprudências, ultrapassando em local com pouca visibilidade ou pelo acostamento. Durante a viagem, mantenha sempre o farol aceso para a segurança de todos. Não se esqueça que o bem maior é a sua família! Essa peça não tem reposição nem troca!

Cuidado e prudência, pois o que deve ficar marcado na memória são as boas lembranças desta viagem de férias!

Juntos salvamos vidas!

Cerca_de_62_pessoas_envilvidas_em_sinistros_de_transito_no_rio_de_janeiro_em_2023
Observadores Certificados

Cerca de 62 pessoas envolvidas em sinistros de trânsito por dia no Rio de Janeiro em 2023

O telejornal Bom Dia Alerj da TV Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), de hoje (21), apresentou uma reportagem sobre violência no trânsito nos grandes centros urbanos e destacou uma pesquisa que classifica o estado do Rio de Janeiro entre os três com os motoristas mais rudes do Brasil. O especialista em Gestão e Direito de Trânsito e Observador Certificado, Maicon de Paula, foi consultado e defendeu a Educação para o Trânsito como instrumento para diminuir a violência no trânsito.

Regiao_do_grande_abc_registra_mes_de_maio_mais_letal_desde_2015
Observadores Certificados

Região do Grande ABC registra o mês de maio mais letal no trânsito desde 2015

A edição de ontem (20), do Diário do Grande ABC, em São Paulo, destacou que apesar do mês de maio ser marcado como uma época de conscientização para a segurança no trânsito, a Região do Grande ABC registrou o mais letal no trânsito desde 2015. O Observador Certificado Regis Frigeri foi consultado pela reportagem para falar sobre a eficácia das campanhas anuais de conscientização promovidas pelo Maio Amarelo diante do aumento de sinistros de trânsito.

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.