Após dois anos de isolamento, muitas famílias irão aproveitar as férias viajando
É um momento de relaxar e aproveitar o descanso em família, além de proporcionar momentos para posteriores memórias afetivas. Mas não podemos relaxar com a manutenção do veículo e cuidados com a segurança de todos.
Quando falamos desta época do ano, não podemos deixar de enfatizar também, sobre a necessidade de comportamentos seguros e a prevenção de risco durante o percurso, que na verdade começam antes de todos entrarem no veículo.
Vale salientar que nesta época do ano, o fluxo de veículos aumenta nas rodovias e que fazer uma prévia pesquisa utilizando apps é uma boa dica para verificar como estarão: o clima, o fluxo, as rotas mais seguras e com menos congestionamento. Além disso, é bem melhor e seguro viajar descansado, durante o dia, alimentar-se de forma saudável e evitar ingerir bebidas alcoólicas mesmo que seja no dia anterior.
Faça a revisão veicular com o seu mecânico de confiança, pelo menos uma semana antes da viagem, caso tenha que trocar alguma peça ou fazer algum reparo que demande tempo. Lembre-se: lugar de crianças com menos de 10 anos e 1,45m de altura é no banco de trás, com o cinto afivelado na cadeirinha correspondente ao tamanho e peso. Os braços dos adultos são fortes, mas não conseguem segurá-los em caso de freada brusca ou batidas. Portanto, não negociem com as crianças, o lugar mais seguro é na cadeirinha.
Podem ser programadas paradas para que todos possam esticar as pernas, tomarem água, irem ao banheiro, sempre priorizando a segurança e o bem-estar de todos. Verifiquem os pneus, inclusive o step, macaco, triângulo de sinalização e extintor de incêndio com a data de validade vigente e os freios. Verifique a parte elétrica, para-brisas, espelhos retrovisores, se a documentação está em dia, se os cintos de segurança estão em condições de uso. Todos utilizando os equipamentos de proteção individual adequados à cada tipo de veículo.
Planeje bem o tempo e não cometa imprudências, ultrapassando em local com pouca visibilidade ou pelo acostamento. Durante a viagem, mantenha sempre o farol aceso para a segurança de todos. Não se esqueça que o bem maior é a sua família! Essa peça não tem reposição nem troca!
Cuidado e prudência, pois o que deve ficar marcado na memória são as boas lembranças desta viagem de férias!
Juntos salvamos vidas!
MUDANÇAS NA PROVA PRÁTICA DO DETRAN-PE DIVIDEM OPINIÕES DE ESPECIALISTAS
A Rádio Jornal de Pernambuco informou recentemente sobre uma mudança na prova prática da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria B (automóvel) que divide opiniões de especialistas no estado do Pernambuco. Para avaliar a alteração, o especialista em Mobilidade e Observador Certificado, Emanoel Silva, foi consultado pela reportagem e comentou sobre esse tema.
WEBINAR LEI SECA: A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMPROVAÇÃO DA ALCOOLEMIA E A MODIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTO
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou hoje (27), às 10h, o Webinar “Lei Seca: A evolução dos meios de comprovação da alcoolemia e a modificação do comportamento". O encontro teve a mediação do head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO, Pedro Borges, e como convidados, os Observadores Certificados, Arthur Magalhães – autor do projeto - e Samuel Morgan.
OBSERVADOR CERTIFICADO: PROGRAMA VISA EVOLUÇÃO DAS POLÍTICAS DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO
Criado e promovido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, o programa Observador Certificado visa estimular o aprimoramento de profissionais que já atuam na área, facilitando o acesso a informações, recursos e ferramentas para as melhores práticas de segurança viária e veicular em suas cidades e região. O Observador Certificado Delcides Araújo, de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, ressalta os desafios e relevância desses profissionais para promover a cultura da segurança viária no município.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.