“Nós Somos o Trânsito” foi o tema do evento realizado na sede em Sumaré-SP da 3M Brasil durante o Maio Amarelo. José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, falou sobre o tema, como parte da iniciativa permanente 3M Mobiliza.
Em 2012, a 3M do Brasil se tornou uma Empresa Laço Amarelo, programa oferecido pelo OBSERVATÓRIO. Isso significa que conduz e apoia a realização de diversas ações de conscientização em prol de um trânsito seguro. Dentre os cinco pilares propostos pela ONU para atuação, a 3M pode contribuir diretamente com dois deles com seus conhecimentos e soluções: o de segurança na infraestrutura da via e o de veículos. Contudo, também apoia os outros três pilares: o da educação dos usuários, o da gestão da segurança (fiscalização) e o do atendimento às vítimas.
Abrindo a programação, Paula Abreu, gerente de negócios da divisão de Segurança no Trânsito da 3M, explicou o “3M Mobiliza”, que oferece um programa de formação/educação para profissionais envolvidos com a segurança no trânsito. Paula ainda apresentou dados surpreendentes sobre o Brasil: “O Brasil, segundo dados da OMS, é o quarto país do mundo com maior número de fatalidades no trânsito. São cerca de 45 mil mortes no país por causa do trânsito, de acordo com o IPEA (2015). Já os prejuízos materiais chegam a mais de R$ 50 bilhões por ano”.
Para a 3M, no trânsito, o que importa é a vida. A gerente da 3M reforçou a importância dessa chamada mundial para prevenção de acidentes de trânsito. “Acreditamos que um trânsito mais seguro pode ser realidade no Brasil e que a tecnologia em sinalização viária tem papel fundamental na contribuição para a redução dos índices de acidentes no Brasil”, explica.
Ramalho explicou de onde surgiu a ideia para o Maio Amarelo e fez um alerta aos funcionários da empresa sobre a importância da mudança de atitude e conscientização para promoção da segurança viária. Ele reforçou a importância de deixar de lado hábitos como usar o celular enquanto dirige, ultrapassar um sinal vermelho, não dar seta, ultrapassagem em local proibido e andar sem cinto de segurança. “No Brasil morre uma pessoa por acidente de trânsito a cada 12 minutos e uma fica sequelada a cada minuto. É preciso mudar nossa atitude para salvar vidas”, reforçou.
O tema do trânsito também é foco de atenção interna da 3M. Por isso, seus funcionários não ficam de fora. Desde 2015, a companhia realiza ações institucionais do Maio Amarelo para a conscientização sobre a importância de uma conduta segura no trânsito. Conheça mais sobre a iniciativa 3M Mobiliza e as soluções de segurança viária e m 3M.com.br/sinalizacao.
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.