Artigos

Evento “Nós Somos o Trânsito” na 3M conscientiza sobre importância da segurança viária

Escrito por Portal ONSV

31 MAI 2018 - 16H00

“Nós Somos o Trânsito” foi o tema do evento realizado na sede em Sumaré-SP da 3M Brasil durante o Maio Amarelo. José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, falou sobre o tema, como parte da iniciativa permanente 3M Mobiliza.

Em 2012, a 3M do Brasil se tornou uma Empresa Laço Amarelo, programa oferecido pelo OBSERVATÓRIO. Isso significa que conduz e apoia a realização de diversas ações de conscientização em prol de um trânsito seguro. Dentre os cinco pilares propostos pela ONU para atuação, a 3M pode contribuir diretamente com dois deles com seus conhecimentos e soluções: o de segurança na infraestrutura da via e o de veículos. Contudo, também apoia os outros três pilares: o da educação dos usuários, o da gestão da segurança (fiscalização) e o do atendimento às vítimas.

Abrindo a programação, Paula Abreu, gerente de negócios da divisão de Segurança no Trânsito da 3M, explicou o “3M Mobiliza”, que oferece um programa de formação/educação para profissionais envolvidos com a segurança no trânsito. Paula ainda apresentou dados surpreendentes sobre o Brasil: “O Brasil, segundo dados da OMS, é o quarto país do mundo com maior número de fatalidades no trânsito. São cerca de 45 mil mortes no país por causa do trânsito, de acordo com o IPEA (2015). Já os prejuízos materiais chegam a mais de R$ 50 bilhões por ano”.

Para a 3M, no trânsito, o que importa é a vida. A gerente da 3M reforçou a importância dessa chamada mundial para prevenção de acidentes de trânsito. “Acreditamos que um trânsito mais seguro pode ser realidade no Brasil e que a tecnologia em sinalização viária tem papel fundamental na contribuição para a redução dos índices de acidentes no Brasil”, explica.

Ramalho explicou de onde surgiu a ideia para o Maio Amarelo e fez um alerta aos funcionários da empresa sobre a importância da mudança de atitude e conscientização para promoção da segurança viária. Ele reforçou a importância de deixar de lado hábitos como usar o celular enquanto dirige, ultrapassar um sinal vermelho, não dar seta, ultrapassagem em local proibido e andar sem cinto de segurança. “No Brasil morre uma pessoa por acidente de trânsito a cada 12 minutos e uma fica sequelada a cada minuto. É preciso mudar nossa atitude para salvar vidas”, reforçou.

O tema do trânsito também é foco de atenção interna da 3M. Por isso, seus funcionários não ficam de fora. Desde 2015, a companhia realiza ações institucionais do Maio Amarelo para a conscientização sobre a importância de uma conduta segura no trânsito. Conheça mais sobre a iniciativa 3M Mobiliza e as soluções de segurança viária e m 3M.com.br/sinalizacao.

OC_Mercia_Gomes_Agentes_de_transito_adicional_de_insalubridade
Observadores Certificados

AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI

No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.

Uso_celular_ao_volante_Parana
Entrevista

USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ

O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.

Senatran_relatorio_inedito_15_anos_lei_seca
Matérias

SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA

Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto