Artigos

Maio Amarelo: perceba o risco e proteja a vida!

Escrito por Portal ONSV

04 JUN 2020 - 16H00

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_column_text][/vc_column_text][vc_separator type="transparent" up="7" down="38"][vc_column_text]Artigo elaborado pelos acadêmicos do Grupo de Estudo em Mobilidade (GeMob) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul

Em 2009, a Organização Mundial da Saúde contabilizou cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Após isso, a ONU dedicou o mês de maio a ações de conscientização para segurança no trânsito. Nesse sentido, o Grupo de Estudos em Mobilidade Urbana (GEMOB) da UFSM passou a apoiar o “Maio Amarelo” em 2019, na tentativa de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

As atividades desenvolvidas incluíram: organização de palestras, minicursos e a elaboração de uma campanha própria denominada Semana Maio Amarelo, voltada à instrução viária para os estudantes de engenharia do Centro de Tecnologia (CT) da UFSM mediante a divulgação de folders, adesivos e artes para as mídias sociais. Destaque-se a exposição proferida por José Aurélio Ramalho, presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, que contou com a presença de cerca de 100 pessoas, dentre estas, autoridades da PRF, SEST/SENAT, Exército Brasileiro, DNIT, Prefeitura Municipal e representantes de Centros de Formação de Condutores e de empresas de transportes.

À época da “Semana Maio Amarelo” disponibilizou-se no CT da UFSM, com o apoio da Rota Simuladores, dois simuladores para uso do público, afora a aplicação de pesquisas de satisfação em que aproximadamente 200 pessoas deixaram sua opinião sobre o produto. Na data de encerramento (31 de maio de 2019), estiveram presentes representantes de entidades envolvidas na segurança do trânsito, tais quais o Centro de Condutores Verde Oliva, Exército Brasileiro, SEST/SENAT e DNIT. Quanto à enquete, o público representado na pesquisa tinha, em média, de 18 a 25 anos e a maioria não possuía CNH. Aproximadamente 75% aprovaram a experiência no simulador e 72% acreditam que sim, o simulador facilita a aprendizagem de ações básicas na direção. O Grupo também participou da abertura da feira do livro de Santa Maria, momento em que distribuiu balões amarelos com adesivos que visavam ao objetivo da campanha.

Em 2020, as atividades da referida campanha aconteceram pelas plataformas virtuais, em razão do isolamento social motivado pela COVID-19.   Mesmo assim, as ações do GEMOB demonstraram ser um incentivo para fortalecer a campanha Maio Amarelo na cidade de Santa Maria, levantando a importância do tema segurança viária para, desta forma, mobilizar a população, as instituições de ensino e as autoridades a analisar o tema, estimulando a conscientização sobre os riscos acerca do comportamento de cada um, principalmente dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. Nestes tempos de pandemia, o Grupo alerta: fique em casa. Mas, se precisar sair, tanto a pé quanto motorizado, perceba o risco e proteja a vida![/vc_column_text][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][/vc_column][/vc_row]

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.