[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_column_text][/vc_column_text][vc_separator type="transparent" up="7" down="38"][vc_column_text]Artigo elaborado pelos acadêmicos do Grupo de Estudo em Mobilidade (GeMob) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul
Em 2009, a Organização Mundial da Saúde contabilizou cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Após isso, a ONU dedicou o mês de maio a ações de conscientização para segurança no trânsito. Nesse sentido, o Grupo de Estudos em Mobilidade Urbana (GEMOB) da UFSM passou a apoiar o “Maio Amarelo” em 2019, na tentativa de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.
As atividades desenvolvidas incluíram: organização de palestras, minicursos e a elaboração de uma campanha própria denominada Semana Maio Amarelo, voltada à instrução viária para os estudantes de engenharia do Centro de Tecnologia (CT) da UFSM mediante a divulgação de folders, adesivos e artes para as mídias sociais. Destaque-se a exposição proferida por José Aurélio Ramalho, presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, que contou com a presença de cerca de 100 pessoas, dentre estas, autoridades da PRF, SEST/SENAT, Exército Brasileiro, DNIT, Prefeitura Municipal e representantes de Centros de Formação de Condutores e de empresas de transportes.
À época da “Semana Maio Amarelo” disponibilizou-se no CT da UFSM, com o apoio da Rota Simuladores, dois simuladores para uso do público, afora a aplicação de pesquisas de satisfação em que aproximadamente 200 pessoas deixaram sua opinião sobre o produto. Na data de encerramento (31 de maio de 2019), estiveram presentes representantes de entidades envolvidas na segurança do trânsito, tais quais o Centro de Condutores Verde Oliva, Exército Brasileiro, SEST/SENAT e DNIT. Quanto à enquete, o público representado na pesquisa tinha, em média, de 18 a 25 anos e a maioria não possuía CNH. Aproximadamente 75% aprovaram a experiência no simulador e 72% acreditam que sim, o simulador facilita a aprendizagem de ações básicas na direção. O Grupo também participou da abertura da feira do livro de Santa Maria, momento em que distribuiu balões amarelos com adesivos que visavam ao objetivo da campanha.
Em 2020, as atividades da referida campanha aconteceram pelas plataformas virtuais, em razão do isolamento social motivado pela COVID-19. Mesmo assim, as ações do GEMOB demonstraram ser um incentivo para fortalecer a campanha Maio Amarelo na cidade de Santa Maria, levantando a importância do tema segurança viária para, desta forma, mobilizar a população, as instituições de ensino e as autoridades a analisar o tema, estimulando a conscientização sobre os riscos acerca do comportamento de cada um, principalmente dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. Nestes tempos de pandemia, o Grupo alerta: fique em casa. Mas, se precisar sair, tanto a pé quanto motorizado, perceba o risco e proteja a vida![/vc_column_text][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][/vc_column][/vc_row]
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ
O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.
SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA
Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.