O jornal 90 minutos, da Rádio Bandeirantes, ouviu a opinião do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária sobre a declaração do presidente Jair Bolsonaro em que pretende tirar os radares móveis das rodovias brasileiras. “Mais do que respeitar a velocidade, é preciso saber o porquê de respeitar a velocidade. Enquanto o cidadão não percebe o risco, a velocidade não se traduz em risco”, exemplifica o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.
Para Ramalho, o presidente tem as suas razões quando fala sobre radares inadequadamente instalados, sejam eles móveis ou fixos. Segundo ele, é necessário ter critérios para a instalação dos radares. Já a fiscalização com aviso prévio perde o sentido e deixa de preservar vidas.
Por falha de engenharia, ou falta de recursos, ou mudança da condição populacional de uma cidade, as rodovias acabam interagindo com a população, principalmente quando não há um traçado adequado, uma passarela ou passagem de nível. São situações, segundo Ramalho, em que o poder público vem e instala o radar, para reduzir a velocidade naquele ponto, por ser um local de alto risco.
“Tem a tal ‘curva da morte’ e a gente já sabe que chama ‘curva da morte’. Por que não mudar o traçado da via? Os radares começaram a ser usados indiscriminadamente para ampliar as situações de segurança. Porém existe um disciplinamento, as regras de trânsito. E a regra naquela via é uma velocidade atribuída para dar segurança ao usuário. Todos gostam da câmera de segurança no condomínio, por exemplo. O radar não deixa de ser uma câmera para proteger o seu maior patrimônio, que é a vida. Quem anda dentro do limite de velocidade não vai ser pego por radar nenhum”, reforça Ramalho.
Assista a entrevista completa:
[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_video link="https://youtu.be/KWujyl9VYTY"][/vc_column][/vc_row]
Reunião de Boas-vindas da Turma 12 de Observadores Certificados
Na noite da última segunda-feira (17), aconteceu a reunião de boas-vindas da Turma 12 de Observadores Certificados, via Google Meet. O encontro online contou com a presença do CEO do Observatório, Paulo Guimarães, e do Coordenador dos Observadores Certificados, Ronaro Ferreira. Além da presença das duas lideranças, fizeram parte da conversa 38 dos 56 formandos da turma 12 de Observadores Certificados.
Observatório divulga resultado final da 12ª turma de Observadores Certificados
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária divulga hoje (13/09), o resultado do processo de certificação da 12ª turma de Observadores Certificados. Ao todo, 76 candidatos atenderam os requisitos mínimos. Desses, 56 foram aprovados em todas as etapas do processo, que incluiu curso online, realização de atividades e avaliação final.
Observatório disponibiliza campanha da Semana Nacional de Trânsito 2024
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.