A quinta edição da Caminhada “Atenção Pela Vida”, que é uma das ações do Movimento Maio Amarelo em Indaiatuba, acontece na manhã do dia 27 de maio (domingo). A concentração será em frente à Prefeitura, às 9h. O anúncio foi feito terça-feira (15) pelo prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, e pelo diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, durante coletiva à imprensa. Como já aconteceu no ano passado, o itinerário da caminhada será feito no sentido da rotatória do Colégio Objetivo, de onde os participantes retornarão para a Prefeitura. Haverá a distribuição de 500 camisetas aos participantes.
Durante a coletiva o prefeito falou da importância da parceria com o Observatório e do esforço que o município vem realizando para conscientizar as pessoas sobre o papel de cada cidadão na construção de um trânsito melhor. “Recentemente também fizemos uma parceria com a Honda para a realização de atividades em prol de um trânsito mais seguro, que inclui cursos de pilotagem segura para policiais da Guarda Civil, agentes de trânsito e colaboradores da Prefeitura. Também continuamos investindo em infraestrutura viária para melhorar o trânsito de nossa cidade”, reforçou.
Ramalho reforçou que o trânsito seguro depende do comprometimento do cidadão. “A segurança no trânsito não está nas mãos do Poder Público e, sim, da sociedade. É preciso uma mudança de comportamento por parte das pessoas, tanto que o mote de nossa campanha deste ano é ‘Nós somos o trânsito’. Esse mote será usado durante todo ano, inclusive nas campanhas nacionais e na Semana Nacional do Trânsito”, ressaltou.
Também participaram da entrevista Marcelo Maturano, do Instituto GM, e Cesar Barros, relações institucionais da Honda, ambas empresas apoiadoras da caminhada, junto com a empresa John Deere. Também esteve presente o coordenador operacional do Departamento Municipal de Trânsito, Murilo da Silva Mello, que representou o secretário de Obras e Vias Públicas, Robenilton Oliveira Lima.
Sobre o Movimento Maio Amarelo
Com o mote “Nós somos o trânsito” o Movimento Maio Amarelo chega à quinta edição e fomenta na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito. O tema foi discutido com a Associação Nacional de Detrans (AND) e foi apresentado em reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Assim como em 2017, o tema de 2018 propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e propõe uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.
O Movimento Maio Amarelo tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária na esteira da determinação da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU) que editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, o Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.
A intenção é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, estimulando o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. Ações são desenvolvidas em todos os estados brasileiros e em outros 26 países nos cinco continentes.
Serviço:
5ª Caminhada “Atenção Pela Vida”
Início: 9h
Local: concentração será em frente à Prefeitura (avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 2.800 – Jardim Esplanada II)
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.