A quinta edição da Caminhada “Atenção Pela Vida”, que é uma das ações do Movimento Maio Amarelo em Indaiatuba, acontece na manhã do dia 27 de maio (domingo). A concentração será em frente à Prefeitura, às 9h. O anúncio foi feito terça-feira (15) pelo prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, e pelo diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, durante coletiva à imprensa. Como já aconteceu no ano passado, o itinerário da caminhada será feito no sentido da rotatória do Colégio Objetivo, de onde os participantes retornarão para a Prefeitura. Haverá a distribuição de 500 camisetas aos participantes.
Durante a coletiva o prefeito falou da importância da parceria com o Observatório e do esforço que o município vem realizando para conscientizar as pessoas sobre o papel de cada cidadão na construção de um trânsito melhor. “Recentemente também fizemos uma parceria com a Honda para a realização de atividades em prol de um trânsito mais seguro, que inclui cursos de pilotagem segura para policiais da Guarda Civil, agentes de trânsito e colaboradores da Prefeitura. Também continuamos investindo em infraestrutura viária para melhorar o trânsito de nossa cidade”, reforçou.
Ramalho reforçou que o trânsito seguro depende do comprometimento do cidadão. “A segurança no trânsito não está nas mãos do Poder Público e, sim, da sociedade. É preciso uma mudança de comportamento por parte das pessoas, tanto que o mote de nossa campanha deste ano é ‘Nós somos o trânsito’. Esse mote será usado durante todo ano, inclusive nas campanhas nacionais e na Semana Nacional do Trânsito”, ressaltou.
Também participaram da entrevista Marcelo Maturano, do Instituto GM, e Cesar Barros, relações institucionais da Honda, ambas empresas apoiadoras da caminhada, junto com a empresa John Deere. Também esteve presente o coordenador operacional do Departamento Municipal de Trânsito, Murilo da Silva Mello, que representou o secretário de Obras e Vias Públicas, Robenilton Oliveira Lima.
Sobre o Movimento Maio Amarelo
Com o mote “Nós somos o trânsito” o Movimento Maio Amarelo chega à quinta edição e fomenta na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito. O tema foi discutido com a Associação Nacional de Detrans (AND) e foi apresentado em reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Assim como em 2017, o tema de 2018 propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e propõe uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.
O Movimento Maio Amarelo tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária na esteira da determinação da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU) que editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, o Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.
A intenção é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, estimulando o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. Ações são desenvolvidas em todos os estados brasileiros e em outros 26 países nos cinco continentes.
Serviço:
5ª Caminhada “Atenção Pela Vida”
Início: 9h
Local: concentração será em frente à Prefeitura (avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 2.800 – Jardim Esplanada II)
LIVE ROAD SAFETY: INFRAÇÕES DE TRÂNSITO
O canal Road Safety, promoveu ontem (21), a live “Infrações de Trânsito”, com apresentação de Renato Fialho, a transmissão contou com a participação do Policial Militar Rodoviário, especialista em fiscalização e Observador Certificado, Emanoel Silva, e abordou a necessidade de fazer com que as pessoas cumpram as regras previstas na legislação de trânsito para que se possa ter mais segurança.
PELA HUMANIZAÇÃO DO TRÂNSITO
Na edição da última quarta-feira (20), do Caderno Mobilidade Estadão o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, apresentou dados relativos à segurança viária nacional e fez uma reflexão sobre a relevância da Semana Nacional de Trânsito, que está em sua 26ª edição, e que busca incentivar ações para um trânsito cada vez mais seguro no Brasil.
OBSERVATÓRIO PARTICIPA DA ABERTURA DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO EM BRASÍLIA/DF
Representantes do Sistema Nacional de Transporte estiveram presentes na cerimônia de abertura da Semana Nacional de Trânsito, realizada na última segunda-feira (18), no Ministério dos Transportes, em Brasília (DF). O Observador Certificado Arthur Magalhães representou o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária na solenidade.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.